Vinagreira (Hibiscus sabdariffa)
Da família das Malvaceae, também conhecida como agrião-de-guiné, azedinha, caruru-da-guiné, graxa-de-estudante, groselha-flor-roxa, groselheira, hibisco, hibiscus, pampola, pampulha, papoula, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosela, rosele. Arbusto anual ou bienal, que atinge até 3 metros de altura, de caule pouco ramificado, glabro e de tonalidade vermelha. As folhas são alternas, simples, sendo as inferiores internas e ovadas e as superiores 3 a 4 lobadas, dentadas, de pecíolo longo e de coloração arroxeada. Essas folhas são suculentas e de sabor ácido, ligeiramente adstringente. As flores, sésseis, auxiliares, possuem coloração rósea ou purpúrea, com pedúnculo de cor vermelha. O conjunto de cálice e da corola formam a parte mais importante da planta, que popularmente é chamado de fruto, que é uma cápsula oval, com 5 lóbulos, revestida de pelos finos e picantes, contendo em seu interior inúmeras sementes.
Partes utilizadas
Flor e fruto.
Indicações
Dieta de emagrecimento, fortalecimento dos cabelos, espasmo gastrintestinal, espasmo e cólica uterina, má digestão, gastrenterite, hipertensão, constipação intestinal, falta de apetite, ativar a excreção da urina, infecções da pele, varizes, hemorróidas
Modo de usar
Digestivo estomacal; refrescante intestinal; diurético; protetor da mucosa, em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de flores picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia. Podem ser acrescentadas algumas gotas de limão.
Fluidificante do suco biliar; digestivo estomacal; refrescante intestinal, coloque 3 colheres de sopa de folhas picadas em 1/2 litro de vinho branco seco. Deixe em maceração por 8 dias, agitando de vez em quando e coe. Tome 1 cálice, antes das principais refeições.
Protetor da mucosa, coloque 1 colher de chá de flores picadas em 1 xícara de chá de água em fervura. Desligue o fogo, abafe por 10 minutos, espere amornar e coe. Tome 1 xícara de chá, 3 vezes ao dia.
Propriedades medicinais
Albuminoide, anestésica, aromatizante, antiescorbútica, antiespasmódica, aperiente, corante, digestiva, diurética, emoliente, estomático, laxante suave, vasodilatadora periférica.
Princípios ativos
Ácido ascórbico, ácido cítrico, ácido hibísco, ácido málico, ácido oxálico, ácido tartárico, antocianinas, carboidratos, delfinadas, flavonoides (gossipetina, hibiscina, hibiscetina), mucilagem, oxalato de potássio
Contraindicações | Cuidados
Pessoas em tratamento de desintoxicação etílica não devem utilizar tintura alcoólica.
História | Origem | Plantio | Habitat
Origem : África oriental e tropical. Certamente foi introduzida no Brasil pelos escravos.
Família
-
Malvaceae