Vidoeiro Branco (Betula alba)
Árvore da família das betulaceae, também conhecida como bétula branca e vidoeiro-prateado, é uma espécie de árvore caducifólia do gênero Betula. É um arbusto ou árvore pequena ou de tamanho médio com características de climas temperados do hemisfério norte. Tem folhas alternas, simples que podem ser dentadas ou lobadas. O fruto é uma pequena sâmara e as asas possam estar reduzidas em algumas espécies
Partes utilizadas
Casca, Folha.
Indicações
O uso do vidoeiro tem uma longa tradição nas regiões temperadas setentrionais do mundo. O óleo de bétula, destilado da casca, é um tratamento para doenças de pele crônicas. As folhas usam-se em distúrbios renais e reumáticos, e a seiva, extraída no início da Primavera, é tomada como tônico reparador e depurativo.
Problemas reumáticas e renais
O vidoeiro tem uma combinação invulgar de ações, o que faz dela um remédio precioso para casos onde há sintomas de fragilidade renal — baixa produção de urina, retenção de líquidos e turgidez — juntamente com problemas reumáticos, como músculos rígidos e doridos, dores artríticas e cãibras nas pernas. Ao ajudar a eliminação de produtos residuais pela urina, aumenta a capacidade de eliminar produtos residuais dos tecidos das articulações e dos músculos. As folhas contêm substâncias semelhantes à aspirina, que combatem a inflamação e aliviam a dor. É usada tradicionalmente para dores reumáticas, gota, fibromialgia e infecções renais e do sistema urinário, como a cistite. Pode aplicar-se uma decocção quente das folhas para aliviar músculos rígidos e doridos. Pensa-se que a seiva é diurética.
Propriedades medicinais
Anti-inflamatório, adstringente, Diurético, analgésico leve, estimula a transpiração (diaforético).
Contraindicações | Cuidados
Pessoas hipersensíveis à aspirina devem evitar usar o vidoeiro.
História | Origem | Plantio | Habitat
Os escandinavos usam galhos de bétula, em saunas e banhos de vapor, para bater na pele e nos músculos a fim de estimular a transpiração, tonificar e aliviar dores musculares. O óleo de bétula, extraído das folhas e dos galhos, é um produto tradicional do Norte da Europa, muito usado para dores reumáticas.
Acredita-se que a palavra vidoeiro é originária do sânscrito bhurga, que significa árvore em cuja casca se pode escrever.
Habitat: É uma árvore muito comum na generalidade da Europa, que se encontra desde a Noruega até à Sicília, embora nas região mais a sul só se encontre a maiores altitudes. Também se encontra no sudoeste da Ásia, nas montanhas do norte da Turquia e no Cáucaso. As espécies Betula platyphylla do norte da Ásia e a Betula szechuanica da Ásia Central são também consideradas variedades da Betula pendula por alguns botânicos, que as designam, respetivamente, por B. pendula var. platyphylla e B. pendula var. szechuanica.
Família
-
Betulaceae