Ventre Livre (Piper callosum)
A família Piperaceae contém 12 gêneros e 1400 espécies, sendo 700 pertencentes ao gênero Piper distribuídas em todas as regiões tropicais, com 170 espécies no Brasil, também conhecida como joão-brandim, óleo-elétrico, ventre-livre, matricá. É um subarbusto de caule e ramos nodosos, folhas alternadas, oblongo acuminadas de nervuras salientes na face dorsal, flores diminutas, amareladas, dispostas em espigas carnosas.
Partes utilizadas
Folhas.
Indicações
cólicas menstruais e intestinais, diarreia, dismenorreia, dor de diversas origens, principalmente do aparelho digestivo, dor reumática e muscular, hemorragia local, náusea, picadas de mosquito; problemas digestivos, como dor de estômago, diarreia; reumatismo. Tratamento de doenças venéreas. Prevenir a concepção.
Modo de usar
Uso interno: - folhas chá: cólica menstrual e intestinal, reumatismo, problema digestivo, dor de estômago, diarreia, hemorragia, náusea.
Uso externo: - folhas chá: efeitos alérgicos de picadas de insetos.
Propriedades medicinais
O uso medicinal de espécies de Piper incluem tratamento de doenças venéreas, desordens intestinais, males gênito-urinárias, epilepsia e para prevenir concepção. O chá feito por infusão das folhas de P. arboreum é eficiente como carminativo (gases estomacais) e tem sido usado contra reumatismo pelos índios amazonenses.
Princípios ativos
Diversos constituintes fixos como alcaloides, flavonoides, arilpropanóides e lignanas são encontrados em espécies do gênero Piper. O estudo do óleo essencial das folhas desta espécie revelou a presença de germacreno D (72,87%) como principal constituinte e da espécie P. hispidum, os principais constituintes identificados foram canfeno, a-guaieno e g-cadineno. No óleo essencial de P. callosum foram identificados 16 compostos, sendo os mais abundantes: limoneno, trans-cariofileno, epibiciclosesquifelandreno e germacreno B
História | Origem | Plantio | Habitat
Origem : É comum na Amazônia.
Família
-
Piperaceae