Trigo (Triticum vulgare vill)
Planta da família das Poaceae. O trigo (Triticum spp.) é uma gramínea que é cultivada em todo mundo. Seu cultivo segue paralelo à história da antiguidade e da modernidade.
E é utilizado principalmente como base de farinhas para fabricar um alimento essencial. Planta pode atingir 0,5 a 1,5m. de altura, tem raízes em forma de cabeleira, caule oco e reto (colmo), 6 a 9 folhas estreitas e compridas, flores em grupo de 3 a 5 formam espiguetas que se agrupam em número de 15 a 20, formando espigas.
O fruto, uma cariopse, é seco, pequeno, chamado grão, conclue desenvolvimento 30 dias após fecundação da flor. Dentre as variedades indicadas para cultivo na região do Brasil Central Cerrado encontram-se: BR-26 - São Gotardo (sequeiro e irrigado), BR-33 - Guará (irrigado), BH-1146 (sequeiro), EMBRAPA-21 (sequeiro) Anahuac (irrigado).
Partes utilizadas
Frutos, gérmen, farelo.
Indicações
Afecção da pele, anemia, convalescênça, desnutrição, doença cardíaca, hipotensão, intestino preso. Óleo do gérmen do trigo: colesterol, prevenir a arteriosclerose, doenças cardiovasculares.
Modo de usar
- farelo de trigo: febrífugo, aliviar a colite ulcerativa e a diverticulose;
- farelo de trigo ou pão integral: constipação intestinal rebelde;
- amido e a farinha integral secos, externamente: erupções cutâneas e pruridos do anus e em forma de pasta para tratar inflamações, queimaduras, fissuras das mãos e tórax;
- brotos (com 2 cm) dos grãos de trigo germinados em pano umedecidos diariamente, removidas as cascas, consumidos crus ou cozinhados em leite: fonte de vitaminas, aperitivo, nutritivo general, reconstituinte do organismo e pessoas fracas ou convalescentes;
- farina integral seca: acalmar dor e absorver a umidade das superfícies irritadas e inflamadas que secretam líquidos mesmo os purulentos. Diluídas em água em cataplasmas: emoliente; - decocção do farelo: reduzir a febre;
- decocção da água, na qual se deixou de molho farina integral: curar inflamações intestinais, diarreia ou disenteria;
- amido de trigo: emoliente e calmante de afecções cutâneas;
- infusão das flores frescas: debelar o vício de bebidas alcoólicas;
- decocção ou infusão de 30 g de trigo integral em 1 litro de água, distribuída em três doses diária, acompanhadas de abundante água: reconstituinte; Notas:
- a farina integral seca, usada para acalmar a dor e absorver a umidade, deve ser substituída periodicamente (para não fermentar).
- para fins terapêuticos e reconstituintes a farina, sêmola, gérmen de trigo, farelo de trigo ou qualquer outro subproduto deve ser integral. O pão branco, não é integral e pode originar acidez estomacal e estitiquez.
Propriedades medicinais
Antioxidante, calmante, emoliente, neurotônica, nutritiva, reconstituinte, vitaminizante. Óleo do gérmen do trigo: antioxidante.
Princípios ativos
Amido, ácido ascórbico, ácido caprínico, ácido clorogênico, ácido ferúlico, ácido fólico, ácido fórmico, ácido glutâmico, ácido malênico, ácido oxálico, alantoína, albumina, apigenina, a-tocoferol, a-triticeno, benzaldeído, betaína, biotina, campesterol, celulose, cobre, ergosterol, ferro, fibra (26,7%), fósforo, hidratos de carbono, lisina, magnésio, niacina (vitamina PP), pectina, proteína (glúten 12%), quercetina, vitaminas B e E, sitosterol, zinco. Composição química e valor nutricional por 100 gramas de trigo Fonte: Ministério de Saúde do Peru. Óleo extraído do gérmen: lipídeos e vitaminas lipossolúveis (principalmente E); ácidos linoleico, linolênico e araquidônico.
Contraindicações | Cuidados
O farelo de trigo é contraindicado para pacientes com absorção intestinal deficiente, úlceras estomacais, do duodeno, apendicite, tuberculose mesentérica. O farelo de trigo é uma alimento energético de fácil assimilação, recomendado para crianças, velhos, convalescentes, debilidade, raquitismo, anemia. Remineraliza o organismo, fortalece o sistema nervoso e aumenta a secreção láctea.
O trigo, assim como o malte, a cevada, a aveia e o centeio, possui o glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso consumido estes alimentos), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.
História | Origem | Plantio | Habitat
Origem : Originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque.
Plantio : Áreas corrigidas com calcário, bem adubadas e já cultivadas anteriormente com plantas leguminosas soja, feijão, adubos verdes, devem ser preferidas. Evitar plantio em áreas com ervas daninhas e em solos com Ph abaixo de 5,0 e saturação de bases abaixo de 20%. Sementes devem estar isentas de pragas, doenças, serem vigorosas e com % de germinação elevada.
Para prevenir doenças na germinação e emergência indica-se tratamento de semente, pouco antes do plantio, com mistura de fungicidas à base de Carboxin (93,7g.) + Thiuram (93,7g.) de principio ativo para 100 Kg de sementes para prevenir aparecimento de helmintosporiose, carvão, outras.
Família
-
Poaceaes