Trevo Branco (Trifolium repens)
Planta da família das Fabaceae, rasteira de porte pequeno, de ramos enraizantes; as flores são brancas e reunidas em capítulos dispostas em cabecinhas espessas em longos pedúnculos que brotam das axilas das folhas; corola branca ou levemente rosada, folhas com 3 folíolos, em algumas espécies com uma estria em forma de meia-lua de cor clara no centro de cada folíolo, também conhecida comotrébol amargo. Seu nome vem das palavras gregas agro (campo) e puros (trigo).
Partes utilizadas
Flores e rizomas.
Indicações
Catarros gastrintestinal, diarreia forte, perturbações das vias respiratórias superiores (inalação), inflamação glandulares, dor reumática. Os cães e gatos procuram por ela quando estão doentes. Era muito famílias a Dioscórides, que a achava muito útil contra pedra na bexiga. Gerard sentia que embora não sendo bem vinda nos jardins, suas virtudes medicinais compensava na sua presença, ele considerava útil para desobstruir o fígado.
Modo de usar
- infusão de seis colheres das de café de flores cortadas (secas) em uma xícara de chá de água. Tampar e deixar dez minutos, antes de beber. Pode-se também usar as flores frescas.
Propriedades medicinais
Antirreumático, antiescrofuloso, astringente, expectorante, tônico.
Princípios ativos
Taninos , açúcar, mucilagem, ácidos orgânicos.
História | Origem | Plantio | Habitat
Origem : Europa.
Família
-
Fabaceae