Sumaré do Mato (Cyrtopodium punctatum)
Planta de gênero botânico que pertence a família das orquídeas, também conhecida como Bisturi-do-mato, bisturi-vegetal, cola-de-sapateiro, lanceta-milagrosa, rabo-de-tatu, sumaré-da-pedra, sumaré-do-pau. Orquídea que vegeta em troncos de árvores mortas ou não, estipes de palmeiras e ate mesmo no solo. Caule invaginado de até 1m de altura., que apresenta de 6 à 8 folhas alternas, fortemente curvadas, lanceoladas, longo acuminadas, com ate 60cm de comprimento; Inflorescências de surgimento irregular, em corimbo com brácteas membranosas longo- lanceoladas, acuminadas, membranosas, ondulosas, manchadas de verde-amarelado e com riscas transversais vermelho-escuro. Flores de sépalas oblongo ovadas, ondulosas, amarelo-esverdeadas com riscas transversais castanho. Pétalas amarelo-claro oblongobtusas, onduladas com manchas vermelhas no centra e na base.
Partes utilizadas
Bulbos.
Indicações
Drenar furúnculos, abscessos, acne, abscessos, furúnculos, epiteliomas, coqueluche, tosses rebeldes, catarro, tuberculose, hemoptises.
Propriedades medicinais
Cicatrizante, anti-inflamatória, béquica, antitumoral.
História | Origem | Plantio | Habitat
E tradicionalmente usado na medicina popular e faz parte da farmacopeia homeopática.
E uma orquídea nativa brasileira.
Família
-
Orquídeas
Outras informações
Adultos: tintura, pó ou suco da planta fresca, aplicados, topicamente. Não foi encontrada a posologia exata do suco, mas geralmente e de 5 gotas de suco preferencialmente centrifugado; Do infuso na proporção de 5g de planta fresca se prepara o colutório para coqueluche.