Pimpinela Escarlate (Anagallis arvensis)

  • Feridas externas

Planta da família das Primulaceae, também conhecida como sagittalis, pimpinela escarlate; polyandra’s weatherglass e scarlet pimpernel, ackergauchheil, hierba coral, murajes e pimpinella, jam ghani e jonk mari (hindú).

Partes utilizadas

toda a planta.

Indicações

feridas externas. Por sua toxicidade (por via interna), só se recomenda seu uso tópico em micoses cutâneas, úlceras tróficas e herpes zóster.

  • Indicações específicas: Feridas externas

Modo de usar

infusão alcoólica: deixar em maceração, durante duas semanas, 20 g de flores e folhas de anagalis em meio litro de álcool a 90º, agitando-se todos os dias a garrafa. Passado esse período, filtrar o líquido, utilizando-o para fazer pinceladas sobre chagas e feridas.

Propriedades medicinais

Usado popularmente como antifúngico, antiviral, cicatrizante, sedante, expectorante, ligeiramente diurético e sudorífico.

Princípios ativos

saponosídeos (ciclamina), taninos , fermentos, heterosídeos triterpênicos, óleo essencial.

Contraindicações | Cuidados

Toda a planta é tóxica , especialmente as sementes, devido a saponosídeos com ação hemolítica, irritante das mucosas digestivas e respiratórias. Seguro só para uso externo, na dosagem indicada (sarda, chagas, ferida), mesmo assim em algumas pessoas pode produzir dermatite de contato, com intensa rubefação e inclusive vesicação.

O uso interno de infusões e decocções de anagalis (febre, depressão, tuberculose, fígado, epilepsia, hidropsia, reumatismo) podem provocar graves inflamações gástricas (cucurbitacinas). Em doses elevadas pode causar tremor, diarreia e forte diurese.

Família

  • Primuláceas

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar