Noz de Cola (Cola nitida)
A noz de cola é o fruto da planta pertencente ao gênero cola, originária da Africa e da Indonésia. Pode ser usada medicinalmente em casos de diarreia.
Planta da família das Sterculiaceae, também conhecida como abaja, café-de-sudão, cola-africana, cola-de-balayi, cola-medicinal, cola-vera, colaeira, colateira, coleira, goucou, guru, mangone, nangone, noz-de-guran, noz-de-sudão, noz-degondja, obi, orobo, oubi, riquezu.
Partes utilizadas
Amêndoas.
Indicações
Diarreia, convalescença de doenças graves, perturbações funcionais do coração, problemas estomacais, regularizar a circulação, revigorar o sistema nervoso e muscular.
Modo de usar
Comer o fruto in natura.
Propriedades medicinais
Antidiarreica, cardiotônica, estimulante, excitante e tonificante do sistema nervoso e muscular, tônica.
Princípios ativos
Amido, cafeína, catequina, epicatequina, flavonoides, taninos , teobromina, teofilina, potássio, proantocianidinas.
Contraindicações | Cuidados
Gestantes, crianças, pessoas ansiosas, hipertensas, com taquicardia, com insônia e úlceras estomacais ou duodenais.
Efeitos colaterais: Hiperexcitabilidade, insônia, problemas estomacais, taquicardia.
História | Origem | Plantio | Habitat
A noz-de-cola cresce espontaneamente na África Ocidental e Central em climas quentes e úmidos. O uso de suas amêndoas difundiu-se na região norte da América Latina por intermédio dos escravos negros que mascavam colas para suportar trabalhos penosos. Depois foi levada a outros países com finalidades agroindustriais.
A noz era utilizada originalmente para produzir refrigerantes de cola, mas foi substituída por aromatizantes artificiais visando a diminuir custos na produção em massa. Algumas exceções incluem a Red Kola da A.G. Barr plc, Harboe Original Taste Cola e Cricket Cola, a última feita de noz-de-cola e chá verde.
Habitat : África Ocidental e na Indonésia
Família
-
Sterculiaceae