Mastruço (Coronopus didymus)
Planta da família das Brassicaceae, também conhecida como erva-de-santa-maria, erva-vomiqueira, erva-formigueira, mentruz-rasteiro, mastruz-miúdo, mastruço-dos-índios. Erva anual, com caule ramificado e prostrado, atinge até 70 cm de comprimento. As folhas são inteiramente divididas, formando segmentos. As flores são muito pequenas e de cor esbranquiçada. O fruto é pequeno, apresentando 2 sementes que se separam. Reproduz-se por sementes e floresce e frutifica na estação fria. Cresce espontaneamente em terrenos de cultura e bosques arredores das habitações. É um vegetal muito atuante e aromático. A planta toda, quando amassada, exala um odor semelhante ao do agrião, devido ao óleo essencial, que contêm uma substância sulfurada, e um princípio antibiótico, antiviral, antifúngico, antibacteriano e antitumor.
Partes utilizadas
folha,flor e semente.
Indicações
ácido úrico, anemia, bronquite, contusão, dor muscular, escorbuto, escrofulose, gota, infecção respiratória, raquitismo, vermes (solitária). Dores musculares, reumatismo, traumatismos; catarro brônquico e muco espesso, digestivo, estimulante das funções hepáticas.
Modo de usar
Dores musculares; reumatismo; contusões; traumatismos; feridas; úlceras externas; bronquites : em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de folhas, flores e sementes frescas e adicione um pouco de água. Amasse, até adquirir a consistência de uma pasta. Aplique no local afetado, com um pano ou gaze por 2 horas. No caso de bronquites, aplique a pasta no peito ou nas costas.
Expectorante das vias respiratórias, peitoral, catarro pulmonar, catarro dos brônquios e fluidificante do muco : em 1 xícara de café, coloque 1 colher de sopa de folhas, flores e sementes picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e adicione 2 xícaras de café de açúcar cristal. Leve ao fogo até dissolver o açúcar. Tome 1 colher de sopa, 3 vezes ao d ia. para crianças dar somente metade da dose.
Digestivo; estimulante das funções hepáticas; anemias; diabetes; afecções pulmonares : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas, flores e sementes picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.
Dores musculares; reumatismo; contusões; traumatismos; digestivo : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas, flores e sementes picadas e adicione 1 xícara de chá de áco9ol de cereais a 70%. Amasse e deixe em maceração por 3 dias. em seguida, coe e armazene em vidro escuro. Tome 15 gotas ou 1 colher de café, diluído em um pouco de água, antes das principais refeições. Aplique, tambem nos locais afetados, com um chumaço de algodão.
Propriedades medicinais
antibiótica, colerética, digestivo, expectorante, tônico pulmonar,
História | Origem | Plantio | Habitat
América e foi introduzido na Europa, pelos colonizadores. Cresce espontaneamente em todo o Brasil.
As folhas, flores e sementes, após serem bem lavadas em água corrente e enxutas, devem ser secas à sombra, em local ventilado. Armazenar em sacos de papel ou vidros escuros, com renovação anual.
Família
-
Brassicaceae
Outras informações
Adultos: Até 15 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água, em uso interno como digestivo e nas dores reumáticas; 4g de planta fresca (1 colher de e sopa para cada xícara de água) em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12 hs em uso interno p818 todas as indicações; Cataplasma de 12g de planta fresca (3colheres de sopa) pilada sobre as partes afetadas; A tintura pode ser aplicada diretamente sobre as partes doloridas; Pode-se preparar um xarope frio com o infuso acrescido de 1 colher de sopa de mel, que será tomado 1 colher de sopa a cada vez, até 3 vezes ao dia; Pode ser comido cru, nas saladas, como digestivo e remineralizante; Crianças tomam de 1/3 a y, dose; A planta destilada gera um bom inseticida.