Maria Gorda (Talinum patens)
Planta da família das Portulacaceaae, erva ereta, folhas alternas, elípticas, carnosas e glabas, flores amarelas ou róseas, anteras amarelas, dispostas em panículas, fruto cápsula deiscente e rais tuberosa. Atinge 30 centímetros de altura. Apresenta raiz carnosa e suculenta. As folhas são opostas, pecioladas, bem carnosas e suculentas, de bordo liso. O fruto é uma cápsula globosa e pequena, contendo sementes. Reproduz-se por sementes, de preferência em solos úmidos, sombrios e com matéria orgânica, crescendo espontaneamente em todo o Brasil, principalmente em pomares, cafezais, beira de matas e terrenos baldios. É uma planta invasora. A colheita ocorre a qualquer época do ano.
Indicações
Problemas intestinais, escorbuto, depurador do sangue e cicatrizante.
Modo de usar
Diurético - repositor de potássio; urina com mau cheiro; edemas- inchaços : um um copo coloque uma colher de sopa de raízes fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome a metade do copo de manhã, em jejum, e a outra metade, à tarde antes das 17:00 horas.
Infecções intestinais; fraqueza em geral : Coloque uma colher de chá de raízes e uma colher de chá de folhas, bem fatiadas em uma xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por cinco minutos e coe. Tome uma xícara de chá , de uma a três vezes ao dia.
Feridas; cortes; inflamações tópicas; afecções da pele: Em um pilão, coloque duas colheres de sopa de folhas frescas fatiadas e amasse bem, até adquirir a consistência de uma pasta. Espalhe em gazes ou pano e aplique nas partes afetadas, de 2 a 3 vezes ao dia.
Alimento nutritivo : Lave muito bem as folhas frescas, enxugue e fatie. Tempere com azeite, sal e limão, três colheres se sopa de folhas frescas fatiadas. Coma antes das principais refeições.
Propriedades medicinais
Béquica, cicatrizante, diurética e depurativa.
Princípios ativos
Ácido fólico; Mucilagens; Pigmentos; caroteno e clorofila; Sais minerais, especialmente o potássio; taninos .
Contraindicações | Cuidados
Em diarreia crônica.
História | Origem | Plantio | Habitat
É usado pela população cabocla e rural, inclusive como alimento nutritivo.
América tropical, com larga distribuição em todos os estados do Brasil.
As raízes e as folhas podem ser utilizadas frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano, em separado.