Manjerona (Origanum majorana)

  • Insônia

Planta da família das Labiadas, também conhecida como flor-do-himeneu, manjerona-doce.

É um pequeno arbusto bianual, em alguns locais é perene, com uma raiz principal muito ramificada, podendo crescer até 25 cm de altura, aromática e silvestre, que cresce a beira dos caminhos e nos terrenos baldios, seu caule é ramificado .

Possui pequenas folhas ovais e esbranquiçadas com pequenas flores, brancas ou púrpuras, com um cálice com cinco dentes e crescem em corimbos.

Seus frutos são ovais e lisos, com cheiro aromático.

Partes utilizadas

Sumidades florais e as folhas.

Indicações

Também usada como tempero, combate à insônia, gripes, resfriados, flatulência, cólicas menstruais, dores de cabeça, tonturas, depressão, neurastenia e enjoos de viagem; paralisias; entorses e traumatismos; afecções da pele: tumores, feridas inflamadas, contusões; afecções gastrointestinais, convulsões, hidropisia, gastrite; congestão nasal da rinite e dos resfriados; tosses paroxísticas; o óleo essencial é indicado em uso externo para dores músculo·esqueléticas.

Seu perfume inconfundível é penetrante, exótico e presta-se à fabricação de sabonetes e perfumaria, esse perfume distingue-se do orégano vulgar (Origanum vulgare) por possuir uma aroma mais delicado. ( Del Medico, 55)

  • Indicações específicas: Insônia

Princípios ativos

Óleo essencial com 40% de terpenos. Flavonoides: diosmetina, luteolina., apigenina e seus glicosídeos - vitexina, orientina timonina; Glicosídeos hidroquinônicos: arbutina e metil-arbutina; Derivados do ácido cafeico: ácidos roamarínico e clorogênico; Polissacarídeos hidrossolúveis; Triterpenos: ácidos ursolico e oleanóico; hidrato de cissabineno, hidrato-acetato de cis-sabineno, sabineno e hidrato de trans-sabineno.

Após a destilação o hidrato-acetato de cis-sabinenose transforma em 4- ol-terpineno, 4-terpineno, a-terpineno, limoneno e terpinóis; taninos ; Matérias amargas; Pentosanas; Sais minerais.

Contraindicações | Cuidados

Pessoas alérgicas ao orégano e ao timol; Óleo essencial para crianças e planta como medicinal para gestantes; Uso interno do óleo essencial. O uso em quantidades elevadas ou o uso intermo do óleo pode causar diarreia, náusea e vômitos.

É contraindicada para diabéticos. Evitar seu uso prolongado pelo seu conteúdo de arbutina, timol e hidroquinonas.

Uso na gestação e na amamentação: contraindicada na gestação por seus efeitos sobre o útero. As lactantes devem usá-la em pequenas quantidades, se necessário, preferencialmente como tempero aromático.

Superdosagem caso ocorra fazer o tratamento sintomático para náusea, vômitos e diarreia deverá ser instituído.

Farmacologia

As plantas aromáticas, através de diferentes rotas metabólicas, sintetizam grupos de princípios ativos. Entre estes os óleos essenciais, em deferentes partes das plantas, principalmente nas folhas, flores, raízes, e estruturas especializadas, como nos tricomas glandulares e nas bolsas secretoras; A maioria dos óleos essenciais possui ação antivirótica, antiespasmódica, analgésica, bactericida, cicatrizante, expectorante, relaxante e vermífuga; Para uso em perfumaria, é extraído o óleo essencial da planta fresca ou dessecada, colhida o mais próximo possível do inicio da floração. A porcentagem de óleo essencial na planta fresca fica em tomo de 0,50%. Na planta seca, seu teor de óleo pode variar de 0,70 até 3%; A manjerona já demonstrou in vitro propriedades antimicrobianas, antivirais e inseticidas.

História | Origem | Plantio | Habitat

É nativa do Mediterrâneo e do Oriente Médio, em muitads referências Portugal é tido como a terra natal da manjerona.

Uma das mais antigas plantas medicinais, e em uso até nossos dias é cercada de misticismo, pois era usada na antiguidade pelos oráculos e ainda hoje é usada no folclore europeu para sortilégios de amor.

Sua história é repleta de lendas, os médicos gregos empregavam o orégano em fomentações para aplicação externa, como chá para convulsões e hidropisia, e como antídoto para venenos narcotizantes.

É perene nos climas frios e precisa ser tratada como planta anual, que brota a cada primavera, deixar as sementes em local fechado e bem protegido. Se for colocada em um pote antes do inverno, a manjerona aguentará o frio numa janela que receba o sol, podendo ser usada como tempero. Sua reprodução se dá por divisão de touceiras.

Antiespasmódica (essência e infusão), carminativa, digestiva, sedativa (essência e infusão), hipotensora (essência e infusão), expectorante e antirreumática (fricções), diaforética, suavemente tônica e emenagoga, seu sabor é amargo.

Família

  • Labiadas

Outras informações

Adultos.

É receita recorrente em muitos livros de medicina caseira do século XIX que uma infusão quente tomada no início do sarampo promove respiração e provoca as erupções. Também encontramos referências de que algumas gotas do óleo das folhas na cavidade do dente acalmam a dor. (Dawson, 88)

Como tempero; 8g de folhas adultas frescas ou 4g de folhas secas (2 colheres de sopa para cada xícara de água) em infuso ou decocto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs para todas as indicações, para colutórios e compressas.

O óleo essencial é usado externamente, 3 gotas diluídas em 200ml de óleo vegetal em fricções; 8g de folhas frescas vaporizadas em água quente para emplastro nas afecções da pele e dores; Com as folhas secas se prepara um unguento que deve ser mantido sob refrigeração, que é usado externamente para a congestão nasal e rinites e pode ser colocado na água quente para inalações.

Crianças

Usar apenas externamente.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar