Magnólia (Magnolia officinalis)
Planta da família das Magnoliaceae, também conhecida como magnoleira. É uma árvore que cresce a 20 metros de altura. A casca é grossa e marrom. As folhas são grandes, ovais de 20 à 40 centímetros de comprimento e de 11 à20 centímetros de largura. As flores são perfumadas de 10 à 15 centímetros de largura e de 9 à 12 (raramente 17) , floresce entre maio e junho. Há duas variedades : Magnólia officinalis var. Officinalis, que possui folhas com ápice agudo. Magnolia officinalis var. Biloba, que tem as folhas com um entalhe no ápice. Esta variedade não aparece na natureza, conhecida apenas em cultivo. M. officinalis difere muito pouco de obovata Magnolia , a única diferença que é consistentemente observado entre os dois sendo que o total de frutos de M. officinalis tem a base arredondada, enquanto a de M. obovata tem uma base aguda. Futuras pesquisas podem ou não podem, eventualmente, determinar se o M. officinalis deve ser tratada como uma subespécie de M. obovata (Hunt 1998).
Partes utilizadas
Flores
Indicações
espasmo, úlcera péptica, diarreia, vômito, tosse, asma, tifo, malária, salmonelose, controle da hipertonia, tremores da doença de Parkinson.
Propriedades medicinais
Adstringente, antisséptica, antibacteriana, antiespasmódica, antiparasitária, antivirótica, aromática, carminativa, digestiva, diurética, estimulante, febrífuga, hipertensora, relaxante muscular, sedativa, tônica.
Princípios ativos
alfa-pineno, anonaína, ácido cafeico, canfeno, cianidina, kaempferol, magnocurarina, magnolol, quercetina, salicifolina.
Contraindicações | Cuidados
planta atóxica para uso oral.
Família
-
Magnoliaceae