Janaúba (Himatanthus drasticus)
Essa planta possui um latex muito tóxico, mais por outra lado com grandes propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizada como remédio para problemas nas articulações.
Planta da família das Apocynaceae, também conhecida como janaguba, janaúba, dona-joana, raivosa, jasmim-manga, sabeuuna, tiborna, sucuúba, sucuúba-da-Amazônia, angélica da mata e banana de papagaio, em algumas regiões do Brasil é conehcida como agoniada.
Árvore de pequeno porte, que pod e atingir até 20 metros de altura, possuidora de folhas obovadas, oblongas e acuminadas, flores alvas em corimbos terminais e folículos corniculados com sementes aladas.
Partes utilizadas
Casca, látex.
Indicações
Vermes intestinais, febre, regras irregulares, infertilidade feminina, úlcera gástrica, câncer de pulmão, câncer linfático, luxação de articulação, machucaduras, herpes.
Modo de usar
O leite da Janaúba é um composto do latex com a decocção da casca, pode ser tomado em uma xícara três vezes ao dia.
Apesar das inúmeras notícias de curas, não há conhecimento público da realização de ensaios clínicos para comprovação ou negação da eficácia e segurança terapêutica desta preparação.
A obtenção do "leite de janaúba" é feita retirando-se 10x30 cm de casca do tronco, e aparando-se o látex com auxílio de uma colher com água. Vai-se colocando em uma garrafa de um litro até que a mistura látex+água, resulte em uma sedimentação esbranquiçada com cerca de 1/4 a 1/3 da garrafa, com um sobrenadante róseo.
A mistura deve ser mantida em ambiente bem frio. - Há falsificadores que vendem leite de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) como sendo "leite de janaúba".
Propriedades medicinais
Antifebrífico, anti-inflamatório, cicatrizante, estimulante do sistema imunológico, vermicida.
-
Cicatrizantes
Princípios ativos
Açúcares, glicosídio iridóide plumieride, triterpenóides, depsídeos, terpenos, e óleos essenciais..
História | Origem | Plantio | Habitat
Brasil, no estado da Bahia, presente desde as Guianas até a Bahia.
Família
-
Apocynaceae