Ipecacuanha (Cephaelis ipecacuanha)
Arbusto da família das Rubiáceas, também conhecida como ipeca, poaia e raiz do Brasil. De raízes longas e aneladas, com flores brancas, também conhecida como cagosanga, canela-da-menor, cipó-emético, ipeca, ipê-caá-coene, ipecapoaie, poiaia-cinzenta. contém uma substância chamada emetina, por isso é muito empregada nos remédios para disenterias amiabianas.
Partes utilizadas
Raiz triturada em pó.
Indicações
Emprega-se para esvaziar o estômago em caso de intoxicação, quando não é possível fazer lavagem gástrica.
Modo de usar
8 gramas do pó das raízes para um copo de água, para produzir vômitos; 5 gramas para um litro de água como expectorante.
Propriedades medicinais
Emética, expectorante e amebicida.
-
Amebicidas
-
Eméticas
-
Expectorantes
Princípios ativos
Saponinas, emetina e outros alcaloides; flavonoides, glicosídeos e resinas
Contraindicações | Cuidados
As doses terapêuticas não devem ser ultrapassadas, pois se tornam tóxicas.
Dermatite de contato e asma do farmacêutico, para aqueles que mantém contato frequente com a planta.
Toxicologia
O pó é irritante para a pele. Usar nas doses indicadas.
Farmacologia
Os alcaloides constituintes da ipeca têm efeito irritante local sobre a mucosa do trato gastrintestinal e são dessa forma os responsáveis pelo aumento das secreções bronquiais e expectoração. As saponinas atuam como coadjuvantes desse efeito. A droga afeta os nervos sensoriais do estomago - ajuda na secreção em pequenas doses e é emética em dosagem maior. É espasmolítica e expectorante. A emetina age sobre o agente patogênico da disenteria amebiana.
História | Origem | Plantio | Habitat
Há diversas espécies de ipeca. A que possui as melhores qualidades terapêuticas é a Cephaelis ipecacuanha. Faz parte da farmacopéia Homeopática. Seu nome é de origem indígena.
Nativa das matas brasileiras, é cultivada na índia e na Malásia.
Família
-
Rubiaceaes
Outras informações
Adultos: até 10101 de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 19 de erva seca (1 colher de sobremesa para cada xícara de água) em decocto até 3 vezes ao dia. Crianças tomam de 1/6 a 1/3 da dose.