Henna (Lawsonia inermis)
Essa planta é mais conhecida por ser uma tintura para tingir cabelos e fazer atuagens provisórias, mais possui propriedades medicinais.
Planta da família das Lythraceae, também conhecida como alfena (Árabe), hennê (Inglaterra), henné (francês), mendhi (Paquistão). A hena é uma espécie de arbusto alto, que cresce em climas secos e áridos.
Partes utilizadas
Folhas, flores.
Indicações
Dermatose, dor de cabeça, dor estomacal, herpes, histeria, infecção nos órgãos genitais, lepra, leucorreia, mialgia, oftalmia, proteger a pele dos raios ultravioleta, tumor, reumatismo.
Modo de usar
Chá das folhas e flores.
Propriedades medicinais
Absorvente de radiação ultravioleta, adstringente, antisséptica, anti-inflamatória, bactericida, béquica, corante, desodorante, emenagoga, estimulante, sedativa.
-
Adstringentes
-
Antissépticas
Princípios ativos
Ácidos gálicos, ácido henotânico, apigenina, cumarinas, henosídeos, luteolina, lawsona, manitol, mucilagem, resinas, sitosterol, taninos , triterpenos, xantonas.
História | Origem | Plantio | Habitat
A hena é um corante muito usado no Chifre e no Norte de África e também no Sul da Ásia, para colorir cabelos castanhos, castanho-avermelhado, vermelho, baio ou laranja ou para tatuar as mãos e o corpo.
A tatuagem é temporária e desaparece depois de uma semana.
Extraído da casca e das folhas secas, onde a planta é moída e colocada para secar, o corante tem cor castanho-avermelhada e chega a ser comercializado pela indústria de cosméticos.
Família
-
Lythraceae