Fucus (Fucus vesiculosus)
Planta da família das Algae, também conhecida como alga marinha, sargaço ou bodelha (BUNN,257), trombolho, estalos, esgalhota, bodelha, limo-bexiga, favado-mar (PEREIRA,40). Uma alga marinha pertencente ao grupo de algas multicelulares.
O fucus, um vegetal marinho de águas frias, absorve grandes quantidades de minerais da água do mar, com níveis significativos de iodo, o mineral mais responsável por estimular o funcionamento da tiroide, tem sido recomendada a sua integração em dietas para perder peso
Partes utilizadas
Talos secos.
Indicações
Bócio, escrófula, obesidade, soltar o intestino.
Perda de peso e hipotireoidismo
Ainda não há confirmação científica, mas a utilização da bodelha sugere que ela é um suplemento eficaz em dietas para perder peso em casos em que a tiroide é pouco ativa o que causa pouca vitalidade, estado de espírito depressivo, baixo funcionamento mental, aumento de peso e sensibilidade ao frio.
Favorece uma reversão rápida dos sintomas quando a atividade da tiroide está apenas um pouco abaixo do normal ou quando a falta de iodo é o problema principal. Tratar distúrbios da tiroide pode ser muito complicado, sendo aconselhável consultar um profissional.
Outros usos - Contendo minerais como o iodo, o silício, o zinco e o cobre, a bodelha está ligada à baixa atividade da tiroide e à carência de minerais.
Também favorece a elasticidade e a saúde global das artérias. Dado o seu sabor não muito agradável, é melhor tomá-la em cápsulas ou comprimidos.
A bodelha alivia sintomas artríticos e reumáticos quando estão ligados à baixa atividade da tiroide. Sendo segura na dose normal, pode ter efeitos negativos sobre a tiroide. Também pode estar contaminada por metais pesados, pelo que o controle da qualidade é essencial.
Modo de usar
Extrato seco: 1-1,5 g/dia.
Propriedades medicinais
Laxativo, antiácido.
Princípios ativos
Ácido algínico, polissacarídeos, polifenol, bromo, iodo, potássio, sódio, vitaminas, minerais, aminoácidos.
Contraindicações | Cuidados
Não usar na gravidez e no aleitamento. Não associar a aspirina, tosse e frio.
História | Origem | Plantio | Habitat
Plínio descreveu o fucus com o nome Quecus marina que era então utilizada para as dores das articulações.
Muito utilizada no século XVIII para o tratamento da asma e das doenças de pele, sendo seu uso abandonado no início do século XIX quando Curfois descobre o iodo em 1811.
Encontrada nas costas do Mar do Norte, Mar Báltico e Oceanos Atlântico e Pacífico.
Família
-
Algae