Falso Unicórnio (Chamaelirium luteum)
Essa planta nativa da América do Norte é considerada pela tradição popular um excelente tônico para o útero.
Chamaelirium é um gênero botânico pertencente à família Melanthiaceae, também conhecido como helônias, com hastes longas , curvas que crescem 12 a 40 centímetros de comprimento e são cobertas com choques cônicas de flores que vão do branco ao rosa pálido roxo, no estado selvagem, durante anos foi uma planta ameaçada de extinção, devido a colheita para fins medicinais.
Partes utilizadas
A maior parte dos princípios ativos se encontram na raiz.
Indicações
Saúde da mulher : O falso unicórnio ainda carece de investigação mais apurada sobre suas propriedades, mas muitos acreditam que seja um remédio valioso para problemas ginecológicos, sobretudo "melhora do funcionamento dos ovários," (Lowdermilk, 25) falta de menstruação, menstruação dolorida e demais irregularidades da menstruação, assim como na prevenção do aborto. Também é um remédio para os enjoos matutinos, quistos nos ovários, desequilíbrio hormonal, e baixa fertilidade. Essas indicações são baseadas principalmente no relato popular, principalmente dos nativos americanos.
Modo de usar
Modo de usar : Tintura em quantidade de 2 a 4 ml por dia, geralmente é usado em combinação com outras ervas, "como flores de trevo vermelho, folhas de urtiga, dongquai, ervade são joão e chasteberry." (Lowdermilk, 100). "Toma-se a tintura de 10 a 20 gotas por dia." (ROMM, 243).
Princípios ativos
Estrogênico, tônico uterino, possui princípios ativos como saponinas esteróides, helonin , oxalato de cálcio , amido e diosgenin livre. Na medicina popular as saponinas esterodias são consideradas precursoras do estrogênio.
Contraindicações | Cuidados
Durante a gravidez, tomar apenas quando recomendado por um médico ou fitoterapeuta. Acredita-se que possa causar irritabilidade e sentimentos de desânimo e grandes doses podem causar intoxicação cardíaca.
História | Origem | Plantio | Habitat
Origem : Estado Americano do Mississípi, era utilizada pelas mulheres nativas americanas. Existe referências no formulários nacional americano do uso do falso unicórnio como tônico uterino no período de 1916-1947.