Erva Andorinha (Chelidonium majus)

  • Calos

Planta invasora e ornamental, com diversas propriedades medicinais, muito utilizada em problemas de pele com calos e verrugas.

Herbácea perene da família das Papaveraceae, também conhecida como celidônia, chelidonio, erva-das-verrugas, quelidônia, planta-betadine, erva-do-mercúrio, quelidônia maior, erva-dos-calo.

Tem caule ereto, podendo atingir 30 à 120 centímetros de altura.

As folhas são lobadas com cerca de 30 centímetros de comprimento.

A seiva é amarelo alaranjada.

As flores amarelas compostas por quatro pétalas, cada uma com cerca de um centímetro de comprimento, com duas sépalas.

Uma variedade de flor dupla ocorre naturalmente.

As flores aparecem desde o final da primavera até o verão em cymes de cerca de 4 flores.

As sementes são pequenas e pretas, tem uma cápsula longa. Cada uma tem um elaiosome, que atrai formigas para dispersar as sementes.

É considerada uma planta invasora agressiva em áreas naturais, tanto em bosques como em campos.

Partes utilizadas

Seiva, flor, ramos, folha e raiz.

Indicações

Problemas hepáticos (icterícia), congestão hepática, hepatite, artrite, gota, hidropsia.

Seu nome vulgar, "erva-das-verrugas", refere-se ao fato de ser utilizada popularmente para curar estes problemas de pele, como calos e verrugas

A sua seiva é ainda utilizada como cicatrizante, ainda que várias fontes bibliográficas alertem para os cuidados que se devem ter no seu manuseamento, já que é uma planta venenosa, de seiva corrosiva.

  • Indicações específicas: Calos

Propriedades medicinais

Sedativa local, analgésica e antimicrobiana.

Contraindicações | Cuidados

Só use esta planta sob orientação médica, nunca por via oral. Sua seiva contém alcaloides tóxicos, pelo que é perigoso ingeri-la, tanto fresca, como seca.

História | Origem | Plantio | Habitat

A erva-andorinha já era utilizada como erva medicinal pelos médicos gregos, especialmente no tratamento de problemas de pele, vesícula e fígado.

Na China era utilizada como relaxante muscular, no tratamento das cataratas e como antiespasmódico.

É nativa da Europa e oeste da Ásia e introduzidos amplamente nas Américas .

Família

  • Papaveraceae

Outras informações

O nome do seu gênero científico deriva do grego chelidón, que significa "andorinha". De fato, em Portugal é ainda conhecida como "erva das andorinhas", já que começa a florescer no início da Primavera (Março), mantendo a flor até ao Outono (Setembro), altura em que as andorinhas migram.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar