Enoki Cogumelo (Flammulina velutipe)
O Enoki é um cogumelo comestível, que deve ser consumido fresco, pesquisas recentes tem indicado esse como um extrato antioxidante, como muitos usados nos processamento de alimentos.
Planta da família das Physalacriaceae, o nome mais correto para esse cogumelo japonês é enokitake, mas sua forma abreviada é amplamente empregada.
O enoki também é conhecido como cogumelo agulha de ouro devido à sua forma delgada, e o enoki selvagem às vezes é chamado de cogumelo do inverno e pés de veludo, o enoki cultivado é diferente do selvegem por seu caule ser consideravelmente mais longo; além disso, os cultivados, por crescerem na ausência da luz, normalmente são brancos, em contraste ao marrom da espécie selvagem.
Quando selecionar o enoki, procure os que têm a textura firme e que estejam brancos, sem manchas escuras no caule e sem nenhuma viscosidade.
A fim de preservar sua excelência, eles deverão ser refrigerados imediatamente após a compra e utilizados no máximo em uma semana.
Os japoneses tradicionais usam o enoki em sopas, quase misturados ao missô; no entanto, eles podem ser usados em entradas e saladas.
TABELA NUTRICIONAL:
Proteínas 1,7g
Gorduras Totais 0,2g
Gorduras Saturadas 0g
Carboidratos 5,1g
Fibras 1,8
Calorias 24k
Partes utilizadas
Fruta.
Indicações
O Journal of Food Science publicou um estudo em 2009 sobre a presença de antioxidantes no extrato de enoki e relatou que eles eram mais eficientes na prevenção da oxidação do que os compostos normalmente usados no processamento de alimentos.
Um estudo da Universidade de Singapura concluiu que os talos dos cogumelos contêm uma grande quantidade de proteínas que ajudam a regular a função imune.
Propriedades medicinais
Contêm antioxidantes
Princípios ativos
potássio, proteínas, ácido pantotênico, niacina e também é uma rica fonte de fotoquímicos bioativos.
História | Origem | Plantio | Habitat
Japão.
Família
-
Physalacriaceae