Cujumari (Ocotea cujumary)
Da família das Lauráceas, é também conhecida pelos nomes de cucheri, cuchumari, Cucumari, Cuiumari Cumari ou Cuimari.
Árvore de caule grosso e muito alta, ramos ferrúgeo-tomentosos somente no ápice, casca espessa, folhas pecioladas, ovais ou elíptico lanceoladas, esparsas, longo-estreito-acumina-das, ligeiramente obtusas na base, até 15cm de comprimento e 37mm de largura, coriáceas, peninervadas, verde pardacentas, quase glabras nas duas páginas ou com leve pubescência brancacenta na página inferior, flores dioicas, exteriormente amarelo-ocráceo-pálidas, interiormente brancas, ferrugíneo tomentosas, dispostas em tirsos piramidais; o fruto é uma baga-ilipsóide de 13mm de comprimento e 8mm de diâmetro, com cúpula crassa na base.
Indicações
É planta medicinal e sua casca é aromática, excitante e digestiva. Seus frutos (Cujumary beans, como a denominam os ingleses), alem de serem aromáticos são oleaginosos, tônicos, antidispépticos e comprovadamente úteis no combate à atonia intestinal, sendo que as pessoas da zona rural misturam em partes iguais às cinzas do lenho mal queimado de certa Leguminosa conhecida pelo nome de Peracuúba ou Piracuúba.
História | Origem | Plantio | Habitat
Seu habitat são os campos e as matas. O Estado brasileiro que mais contém o cujumari é o Amazonas. Além das propriedades medicinais, essa planta fornece madeira de boa qualidade para construção civil e naval, sendo utilizada também nos serviços de carpintaria e marcenaria.
Família
-
Laureáceas