Crua (Sicana odorífera)
Da família das Cucurbitáceas, conhecida como Coroa, Curuá (Minas Gerais), Curubá ou melão-de-caboclo.
Esta planta é uma trepadeira herbácea com gavinhas, grande, medindo até 15m de altura ou mais ainda, seu caule anguloso e sulcado, pubescente nas partes jovens, suas folhas orbiculares, palmati 5-9 lobadas de 12-24cm de comprimento e igual largura, onduladas, denteadas, nervadas, glabras e com os lobos profundos, tem pedúnculos masculinos de 2-5cm e pedúnculos femininos menores, até 3cm, suas flores são campanuladas, solitárias nas axilas, de corola carnosa, amarelo alaranjada 5-fida e, com os segmentos nervados.
Seu fruto é comestível cozido antes de amadurecer e considerado um ótimo vegetal, mas depois de maduro, quando a casca consegue cor avermelhada, é a polpa perfumada, porém sem gosto, que serve para conservas e para doces.
Seu fruto pepônio oblongo, quase cilíndrico, mede até 40cm de comprimento e 8cm de diâmetro, de casca muito dura e resistente, amarelo-laranja, avermelhado ou roxo escuro; carnoso, contendo a polpa amarela envolvendo sementes elípticas, muito achatadas, medindo 1cm mais ou menos.
Indicações
Esta planta também é medicinal, a polpa do fruto é atribuída a propriedades refrigerantes, febrífuga e emenagogas.
Propriedades medicinais
Muito ornamental, sendo conhecida em vários países do Globo. Seus frutos exalam perfume comparado ao da maçã, porém, muito mais forte, chegando a embalsamar a atmosfera ao seu redor durante os longos meses em que eles se conservam. Daí, o seu aproveitamento para perfumar as roupas, as casas e até mesmo os altares das igrejas em vários países e nas festividades religiosas.
História | Origem | Plantio | Habitat
Esta planta sempre foi conhecida, referida nas obras antigas como Crua. Recentemente parece que vem tomando o nome de Curuá, nome de várias palmeiras tio norte do Brasil, e ainda Coroa, nome particular às Bromeliáceas. Porém, tudo não passa de confusão, pois que seu nome popular exato é mesmo Crua.
Vegeta de preferência nos terrenos expostos e nas capoeiras. Cultivada no Brasil inteiro, principalmente nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. É espécie única no gênero.
Família
-
Cucurbitaceae