Cipó Azouge (Apodanthera smilacifolia)
Planta da família das Cucurbitaceae, também conhecida como cota, catingueira, azougue, mercúrio-vegetal, chá-de-boubas (Minas); cipó-santo, remédio-de-gálico.
Planta trepadora grande, de raiz cilíndrica, amarela, com 3cm de diâmetro e ate 4m de comprimento. Caule glabro de 1 cm de diâmetro e ate 10m de comprimento com casca rugosa cinza esverdeada, por dentro e amarelo-palido.
Ramos fortes e flexíveis verde-claro com folhas curto- pecioladas, opostas, alternadas com cirros, oblongo- lanceoladas, agudas, cordiformes na base, 8 a 20cm de comprimento por 4 a 10cm de largura, membranosas, com margens denteadas e espinhosas, glabras em ambas as paginas, verde-claro brilhante na superior e verde-esbranquigado na inferior; Flores masculinas pequenas, cálice branco tubular pubescente, pétalas tri-nervadas com 3 a 4 estames dispostas em racimos compostos. Flores femininas e frutos não relatados.
Partes utilizadas
Toda a planta.
Indicações
Boubas, dartros secos, doença venérea, dores nos ossos, eczemas úmidos, erupções da pele, escabiose, escrófulas, ferida, furúnculos, herpes, moléstias da pele (especialmente os eczemas secos e úmidos e manchas da pele), picada de cobra, pruridos, reumatismo sifilítico, sífilis, úlceras de pele, urticárias.
Modo de usar
- Infuso, decocto, pó, extrato fluido, tintura, xarope, elixir, vinho.
- Infusão de 20 g em um litro de água. Tomar 3 xícaras das de chá por dia.
- Banhos: reumatismos, ulcerações da pele, herpes, escabiose, escrófulas, boubas, eczemas, dartros, pruridos, urticárias, erupções da pele.
Propriedades medicinais
Anti-inflamatórios, antiofídica, antissifilítico, antitóxica (do fígado), depurativo do sangue, laxante enérgico.
Indicações: Boubas, dartros secos, doença venérea, dores nos ossos, eczemas úmidos, erupções da pele, escabiose, escrófulas, ferida, furúnculos, herpes, moléstias da pele (especialmente os eczemas secos e úmidos e manchas da pele), picada de cobra, pruridos, reumatismo sifilítico, sífilis, úlceras de pele, urticárias.
Princípios ativos
Alcaloides, taninos , flavonoides, saponinas.
História | Origem | Plantio | Habitat
Planta da flora nacional.
Uso tradicional na medicina caseira.
Família
-
Cucurbitaceae
Outras informações
Adultos: tintura hidroalcoólica para uso tópico ou pomadas. Geralmente se encontram em (armadas de manipulação: 2g de erva seca (1 colher de chá para cada xícara de água) de raízes em decocto ou 4g de folhas (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso ate 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12 hs; Com 40g de raízes água se preparam compressas para as afecções da pele; Crianças: apenas uso tópico.