Cereja de Purga (Cayaponia pedata)
Família das Cucurbitáceas. Trepadeira alta, de caule sulcada anguloso, ligeiramente pubescente' e um pouco áspero, pecíolo de 5cm, muito viloso, folhas curto pecioladas, as inferiores 5-lobadas, as intermediárias 3-lobadas e as superiores até simples ou também 3-lobadas; folíolos geralmente estreito lanceolados. de 7-20cm de comprimento e 20-35mm de largura, membranosos, inteiros, ou um pouco ondulados, até dentados, viloso hirsutos, cirros pubescentes e simples, pedúnculo masculino de 25-30cm de comprimento, pubescente, muitas flores, tubo calicino estreito, campanulado, denso, ruivo, tomentoso, flores femininas geminadas, ou solitárias ou dispostas em pequenos racimos, fruto pepônio subgloboso, avermelhado ou cor verde azeitona, até 22mm de comprimento, contendo sementes de 15mm comprimidas.
Propriedades medicinais
Seus frutos constituem um purgante violento.
História | Origem | Plantio | Habitat
É muitíssimo cultivada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Muitos autores nacionais e antigos registraram Melothrla pêndula, L. como espécie genuinamente brasileira, mas outros autores estrangeiros consideram-se apenas uma espécie originária da América do Sul.
No entanto, temos a impressão de que no Brasil existe apenas a Melothria pêndula de G. Fried-Wilhem-Meyer, que é apenas sinônimo de M. fluminensis, Vell. Quanto à espécie geralmente atribuída a De Candolle, aliás de Sieber, é sinônima de Momordica charantia, L. O melão-de-são-caetano, a conhecida e útil trepadeira de belíssimos frutos vermelhos laranja, originária da Europa e hoje muito comum no Brasil, onde encontrou vastíssimo habitat, não é usada por nós, enquanto que na Europa cultivam-na em grande escala para servir de alimento, sendo que com ela fazem o famoso "pickles".
Família
-
Cucurbitaceae