Cártamo (Carthamus tinctorius)
Da família das Asteraceae, também conhecido como açafrão dos tintureiros. Parente do girassol é uma planta altamente ramificada, herbáceas anual, geralmente com muitos espinhos acentuada nas folhas. As plantas são de 30 e 150 cm de altura com flores globulares cabeças e comumente, brilhante amarelo, laranja ou vermelho flores que florescem no mês de Julho. Cada ramo normalmente irá ter a partir de uma flor de cinco cabeças contendo 15 a 20 sementes por cabeça. Cártamo tem uma forte raiz ereta que lhe permite prosperar em climas secos, mas a planta é muito suscetível à geada lesão de tronco alongamento à maturidade.
Indicações
Tradicionalmente, a cultura foi cultivada por suas sementes, e utilizados para coloração e aromatização de alimentos, de medicamentos, e que torna vermelho (carthamin) e corantes amarelo, especialmente antes de mais barato anilina corantes tornou disponível. Durante os últimos cinquenta anos ou mais, a planta foi cultivada principalmente para os óleos vegetais extraídos de suas sementes. As flores são por vezes utilizados na cozinha como um substituto mais barato para o açafrão, e são, portanto, por vezes referido como "açafrão bastardo". Cártamo sementes também é muito comumente utilizado como uma alternativa ao girassol sementes em birdfeeders, como esquilos não gostam do sabor dela.
Propriedades medicinais
É um antioxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade. Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica). A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Em Abril de 2007, foi comunicado que geneticamente modificados cártamo, foi criado para criar insulina.
Princípios ativos
As sementes desta espécie possuem elevados teores de óleos ( 35 a 40% ) de ótima qualidade, tanto para consumo humano, como para uso industrial. O óleo de cártamo encera altos teores de ácidos linoleico (70%) e oleico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%). Uma das características químicas mais importantes deste óleo é a sua poli insaturação, a qual condiciona a presença de baixo conteúdo de colesterol, que é uma substância nociva ao organismo humano. Como óleo industrial, ele oferece potencialidades para muitos usos, sendo empregado na fabricação de tintas, esmaltes, sabões etc. O índice de iodo é de 135%, o que o classifica no grupo dos ácidos graxos semi-secativos. A torta das sementes, que é um subproduto da indústria de óleo, possui cerca de 35% de proteína e é muito usada na alimentação de ruminantes. também é rico em ácido oleico ômega-9, o que é uma gordura mono insaturada.
Contraindicações | Cuidados
Crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de qualquer enfermidade, devem consultar o médico ou nutricionista, antes de consumir o produto.
História | Origem | Plantio | Habitat
É uma planta oleaginosa, anual, altamente adaptada ás condições de semiaridez, que já era cultivada na Ásia antes da Era Cristã. Os povos antigos cultivavam-na para extraírem de suas flores tintas vermelha e amarelas, que eram usadas para tingir tecidos de algodão e seda, e como corantes para uso culinário. A cartamina, substância alaranjada e insolúvel em água, é o corante mais importante extraído das flores desta planta. Atualmente, o cártamo é cultivado como planta oleaginosa, sendo os principais produtores mundiais a China, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia.
A palavra carthamus deriva do hebraico kartami, que significa tingir. Provavelmente originário da Ásia ou África.
Família
-
Asteraceae