Calêndula (Calêndula officinalis)

  • Pele
  • Cortes | Escoriações | Feridas
  • Sinusite

A calêndula é mais conhecida sob a forma de creme ou pomada para açaimar e cicatrizar pde dorida ou irritada. As suas flores laranja-vivas servem também para fazer uma infusão que, depois de arrefecer, se aplica como loção calmante em erupções cutâneas, cortes ou escoriações.

Herbácea de clima temperado com folhas simples, flores amarelo-alaranjadas, também conhecida como malmequer, malmequer-do-mato, maravilha e verrucária. A inflorescência é em capítulos solitários e terminais, de cor amarelo-alaranjadas. elas abrem ao nascer do sol e se fecham quandoo sol se põe. O fruto é um aquênio curvo, irregular, que apresenta espinhos na face exterior. As flores e folhas apresentam sabor amargo, com odor fraco e aromatizado.

Partes utilizadas

Flores

Indicações

Infecções da pele Tanto no uso tópico como no interno, a calêndula tem propriedades antissépticas, depurativas e desintoxicantes e diversas utilizações potenciais. Em loção, creme ou pomada, acelera a cicatrização e combate a infecção, em problemas tão diversos como pequenas queimaduras e escaldões solares, picadas de insectos, borbulhas inflamadas e pustulentas, mastite, cortes e escoriações, erupções com inflamação, hemorróidas c varizes.

Distúrbios digestivos
Ingerida (de preferência, em infusão), a calêndula ajuda a curar problemas aparelho digestivo, incluindo úlcera péptica e gastrite. Devido, em parte, à sua ação antifúngica, ajuda a recuperar de infecções gastrointestinais, sobretudo quando associadas a disbiose intestinal e candidíase, e a tratar problemas como acne, infecções na garganta e mastite. Em infusão, conjuga-se bem com ervas como amor-de-hortelão (Galiumapariné), trevo-dos-prados (Trifoliumpraense) e camomila (Chãmomilla reculitd).

  • Área de tratamento: Pele
  • Indicações comuns: Cortes | Escoriações | Feridas
  • Indicações específicas: Sinusite

Modo de usar

Pomada e tintura - feita com folhas e flores. Usar sobre as partes afetadas 3 a 4 vezes ao dia. A tintura , diluída com água ou fervida, pode ser aplicada diretamente em ferimentos diversos, exercendo excelente ação cicatrizante.

Infusão - 2 colheres de sopa de flores em 1/2 litro de água ou duas colheres de sopa , toma-se 1 xícara de chá antes da refeição principal.

Cataplasma - folhas e flores tenras, socadas e empastadas sobre um pano limpo.

Afecções hepáticas; menstruação dolorosa e insuficiente : em 1 xícara de chá, coloque uma colher de sobremesa de flores e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições. No caso de menstruação dolorosa ou insuficiente, comece o tratamento 10 dias antes do início da menstruação.

Feridas; úlceras; acnes; inflamações purulentas : coloque 2 colheres de sopa de flores em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70 %. Deixe em maceração por 5 dias. Coe em um pano, espremendo o resíduo. Para o uso interno, tome 1 colher de chá diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia. Para uso externo, a tintura deve ser diluída com igual, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia.

Entupimento do canal lacrimal : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de flores e adicione água fervente. Abafe por 15 minutos, coe e espere esfriar. Faça por 15 minutos, coe e espere esfriar. Faça aplicações nos olhos, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia.

Escaras de decúbito; feridas; úlceras; pruridos; eczemas; fungos da pele : em um recipiente, coloque 1 colher de sobremesa de tintura, com 1 colher de sobremesa de óxido de zinco, 1 colher de sopa de vaselina e 1 colher de sopa de lanolina. Misture bem, até adquirir uma consistência pastosa. Aplique nos locais afetados, 2 vezes ao dia.

Reumatismo; contusões; dores musculares : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas. Amasse bem, até adquirir uma consistência pastosa. Espalhe em um pano ou gaze, aplique no local e cubra com um pano. Deve ser aplicada 2 vezes ao dia, durante 15 minutos, ou deixe agir a noite toda.

Propriedades medicinais

Antiespasmódico e cicatrizante, possui efeitos anti-inflamatórios. É antisséptica, analgésica, emenagoga, colagoga, antiulcerosa, anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante, calicida, emoliente, antiviral, antiemético, vasodilatador e tônico da pele.

Princípios ativos

óleo essencial rico em carotenoides (caroteno, calendulina, licopina), saponinas, flavonoides, cumarinas, resinas e mucilagens. e princípios amargos.

História | Origem | Plantio | Habitat

Sua reprodução é por sementes em canteiros ou sementeiras, e após a germinação as mudas mais vigorosas devem ser transplantadas para local definitivo. Prefere solos férteis, profundos, frescos e permeáveis. A semeadura ocorre nos meses de julho e agosto e a colheita se inicia no verão. Dentro de apartamento ou casa pode ser cultivada, desde que fique exposta ao sol, por mais ou menos 4 horas por dia.

Países do Mediterrâneo, sendo fértil nas reiões litorâneas do Brasil

As folhas são utilizadas sempre frescas. As flores mondadas podem ser consumidas frescas ou secas. A secagem deve ser a sombra, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou pano, ou em recipiente de porcelana.

Multiplicação por sementes;

Planta europeia de adaptação cosmopolita. Prefere solos secos, arejados e com alguma matéria orgânica. Planta-se em sementeiras e faz-se o transplantio para o local definitivo ou ainda faz-se o plantio no local definitivo. O espaçamento é de 0,5m entre plantas e fileiras de 1 m entre elas.

Colhem-se as folhas e flores durante o período da floração.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar