Cacto (Selenicereus grandiflorus)
Planta da família das Cactaceae, também conhecida como flor do baile, flor da noite e flor cheirosa. Planta de porte arbustivo, que pode atingir até 10m de altura ou comprimento. Tronco serpentuoso, suculento, trepador, com cerca de 4 cm de espessura, o caule seccionado com 4 ou 8 lados, verde azulado, liso, coberto com raízes adventícias.
Tem brotos axiais tomentosos, claros, nas nervuras protuberantes verticais com 6 a 11 espinhos em agulha de 4 a 6mm de comprimento; Flores grandes, belíssimas, de 18 à 25 cm de comprimento e 15 à 27 cm de diâmetro. Possui numerosas pétalas lanceoladas e dispostas em espiral. As externas são marrons, as medianas são amarelo-claro e as internas, que são mais agudas, são branco neve. Os estames são numerosos e brancos e as anteras são amarelas. Os pistilos tem 4 estigmas; O ovário e globular e inchado, com pelos marrons acinzentados e espinhos. A flor tem um suave aroma de baunilha, abre-se a noite e fecha-se pela madrugada, após 6 horas, uma única vez ao ano;.
Partes utilizadas
Botões florais, brotos, caules frescos e flores secas.
Indicações
Doenças cardíacas: congestões e irritações do coração e dos vasos sanguíneos, sobre-excitação, palpitações. miocardites, aortite, pericardite, hipertrofia, lesões valvulares, degeneração do músculo cardíaco, arritmias decorrentes dos abusos de chá, café, tabaco e álcool. Sintomas cardíacos decorrentes da dispepsia. Pulso fraco decorrente da excitação do nervo peumo-gástrico; Congestão hepática e litíase biliar; Doenças reumáticas; Afecções urinarias: cistites, paralisia da bexiga por fluxo de mucosidade espessa; Afecções ginecológicas: metrorragia, dismenorreia; Hemorragias; Afecções pulmonares; hepatização pulmonar, asma por congestão, opressão crônica da respiração, tosse catarral com sibilos asmáticos.
Modo de usar
Adultos: 15 a 50 ml de tintura divididos em 3 ou 5 doses diárias, diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) ou 4g de erva fresca (2 colheres de sopa para cada xícara de água), em infuso, ate 5 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs.
Propriedades medicinais
Usos etnofarmacologicos: estimulante e moduladorcardiaco, estimulante dos mecanismos medulares, afecções hepáticas, reumatismo agudo, hemorragias, anti-inflamatório.
Princípios ativos
Flavonoides: narassina, ruftna, cafftino, teempteritina, grandiflorina, hiperosideo; Aminas (somente nos brotos): hordenina, tiramina, N-metiltiramina, N-dimetiltiramina; Betacianinas (noos botoes florais); Alcaloides: mescalina, acido lisérgico.
Contraindicações | Cuidados
Há relatos de que uso interno do suco da planta fresca causa urticária, dermatose, queimação da boca, enjoo, vômitos e diarreia.
Não ha relatos de nenhum dano a saúde ou efeito colateral com o uso nas doses terapêuticas indicadas.
Superdosagem, não ha relatos. Caso ocorra, alem das medidas usuais para intoxicação, tratamento sintomático para vômito, cólicas e diarreia deverão ser instituídos e dieta zero.
Farmacologia
Os princípios ativos de efeito semelhante ao digital, incluindo estimulação cardíaca e dilatação coronariana e de vasos periféricos, sem alterar o sistema nervoso. Tem efeito superior ao do Acônito. Modula as palpitações cardíacas, sejam de origem nervosa ou orgânica. Age nas hipertrofias e lesões valvulares graves. Estimula os neurônios motores da medula espinhal; Sua ação tópica como anti-flogistico ainda não foi comprovada em laboratório, mas encontramos indicações de seu uso nas bronquites clínicas com sibilos e nas bronquites por sobre-excitação do coração; especialmente nos casos em que estes sintomas tem origem nervosa.
Indicações em febres catarrais e reumáticas, simples ou inflamatórias. Em cefaleia por congestão sanguínea, cefaleias pulsantes, apoplexia sanguínea, epistaxe abundante, oftalmia aguda, otite reumática, reumatismo com estenocardite e hipertrofia cardíaca, asma congestiva, opressão da respiração. hemorroidas.Wilcox.R.W. recomenda seu uso nas perturbações cardíacas consequentes ao abuso de álcool, tabaco, chá e cafe e debilidade do pulso por excitação do nervo pneumogástrico.
História | Origem | Plantio | Habitat
Usado pela população indígena e cabocla da América Central e do Sul. Não deve ser confundido com outras espécies de cactus, pois não possuem suas virtudes terapêuticas. Faz parte da Farmacopeia Homeopática.
Nativa da América Central, sendo cultivada no México, América do Sul e Europa;
Família
-
Cactaceae