Bardana (Arctium Lappa)

  • Pele
  • Acne | Furúnculos
  • Eczema
  • Reumatismo

Plantas da Familial das asteraceae, também conhecida como baldrana, bardana-maior, carrapico de carneiro, carrapicho grande, erva os pega massos, erva dos tinhosos, orelha gigante, gobô, labaca, lapa, pega-nossa, pegamoço, pejamaço, perga-masso, pegamasso, pegamassa.

Planta bianual herbácea, com 1 a 1,5 metros de altura, pilosa, folhas alternas, cordiformes e ovais.

Flores azuladas ou arroxeadas, dispostas em capítulos e, estes, em corimbos.

Flores pequenas, violáceas, em capítulos florais, que formam o fruto sem papilho, no formato de uma bola com falsos espinhos.

Partes utilizadas

Raiz com casca, folhas frescas e sementes.

Indicações

Combate o reumatismo, afecções cutâneas, dermatose, furúnculo, bronquite, cálculos da bexiga e biliar, prisão de ventre, queda de cabelo, hidropisia.

  • Área de tratamento: Pele
  • Indicações comuns: Acne | Furúnculos
  • Indicações comuns: Eczema
  • Indicações específicas: Reumatismo

Modo de usar

Decocção de 10 gramas de raízes para 1 litro de água. Tomar 2 ou 3 xícaras de chá por dia, adoçando com mel, após esfriar.

Cataplasma - raízes frescas. Compressas - fazer decocção com 20 gramas de raízes frescas em 1 litro de água.

Infusão - 1 colher de sopo de folhas e flores secas picadas em 1 litro de água, tomar 3 a 4 xícaras de chá ao dia.

Como Depurativo (furunculose); diurético ( eliminador de ácido úrico); colérico (aumenta o fluxo biliar); laxativo: coloque 1 colher de sopa de rais em uma xícara de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Mantenha em maceração por 10 minutos e coe. Coma a raiz cozida e tome uma xícara de chá, três vezes ao dia, fora das principais refeições.

Dermatoses úmidas e purulentas; acne; eczemas; pruridos; seborreia da face ou do couro cabeludo: Coloque duas colheres de sopa de folhas frescas fatiadas em uma xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e acrescente uma colher de chá de mel e 3 gotas de própolis. Faça aplicações no local afetado, na forma de compressas, duas vezes ao dia.

Furunculose: coloque seis colheres de sopa de raiz fatiadas em uma garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por oito dias e coe. Tome um cálice, antes da principais refeições.

Depurativo do sangue Embora subestimada, a bardana pode ser usada para estimular a libertação de produtos residuais. Problemas como acne, furúnculos, eczema, artrite, fibromialgia e amigdalite beneficiam com a sua capacidade de estimular esta libertação. Contudo, deve ser usada com cuidado pois, mesmo
quantidades pequenas, podem causar uma intensificação inicial dos sintomas, sobretudo nos problemas de pele. Por isso, raramente é usada sozinha, sendo combinada com remédios como dente-de-leão (Taraxacum ojicinalè), trevo-dos-prados (Trifolmmpratmsè) e labaça-crespa (Rumex crispus), que contrabalançam a sua ação desintoxicante. Embora tal não esteja provado, pensa-se que a bardana tem uma acentuada ação anticancerígena.

Propriedades medicinais

Antibiótica, hipoglicemiante, depurativa e alcalinizante, diurética, sudorífera, anti-dispeptica e tônico capilar

Princípios ativos

Planta inteira: Óleo essencial: Inulina; taninos ; Mucilagens; Resinas; Sais minerais; Carbonato e nitrato de potássio; Ácidos polifenólicos: cafeico e clorogênico; Ácidos graxos; Composto antibiótico; Glicosídeo: lapina; Fitosteróis: B-sitosterile estigmasterol;

Raiz: Ácidos voláteis: acético, butírico, cóstico, 3-hexanóico, isovalérico, 3-octanóico, propiônico; Poliacetilenos; Fitohormônios: ácido gama-guanidinico-n-butírico; Xiloglucano; Sementes: Óleos fixos; Glicosídeo amargo: arctiina; Lignanas: lapaóis A, B; Ácido clorogênico; Germacrolídeo; Outros componentes: daucosterol, arctigenina, arctiina, mataire-sinol, lapaol; Polpa do fruto: Proteínas; Lipídios; Inulina Lignana: neoarctina

Toxicologia

As folhas podem causar intoxicação devido à presença da onopordopicrina, capaz de provocar insuficiência respiratória.

História | Origem | Plantio | Habitat

Tradicionalmente combinada com dente-de-leão para fazer uma bebida tonificante e depurativa, a bardana é um importante remédio desintoxicante nas tradições ocidental e chinesa. Muito usada para tratar problemas de pele, também auxilia o sistema imunitário durante infecções e doenças crônicas.

Plantio : O seu cultivo deve ser feito por sementes em barracos, para facilitar a retirada da raiz, ou em caixotes retangulares de mais ou menos 50 centímetros de altura.

Nasce naturalmente nos monturos de lixo ao redor das habitações. Não tem preferência quanto ao solo e clima.

A raiz deve ser coletada no primeiro ano de cultivo e a folha antes da floração. De preferência, devem ser consumidas quando frescas, pois reúnem os seus melhores valores terapêuticos.

Origem : europeia, sendo muito comum em Portugal, França, Itália e Japão. Naturalizada na América do Sul, nasce naturalmente até a Argentina e está bem aclimatada.

História: Seu uso na medicina tradicional, frutos, sementes, raízes e folhas data da Antiguidade e não foi refutado ao longo dos séculos. O rei Henrique III da França foi curado de doença dermatologia severa com planta. A bardana também já foi promovida como afrodisíaco.

Habitat: Nativa da Europa e norte da Ásia, hoje é naturalizada nas Américas.

Família

  • Asteraceae

Outras informações

Lave bem as raízes e as folhas e deixe secar ao ar livre, em local ensolarado. Guarde as raízes em sacos de pano e as folhas em vidros bem fechados, ao abrigo da umidade.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar