Artemísia Romana (Tanacetum parthenium)
Planta da família das asteraceae, também conhecida como artemísia dos jardins, camomila pequena, monsenhor amarelo e artemísia dos ervários.
Erva perene, pequena, arbustosa e aromática que cresce de 0,3 a 1 m de altura. Suas folhas verde amareladas medem geralmente menos de 8 em de comprimento, são quase lisas e em forma de penas (parecida com as folhas de crisântemos); Suas flores amarelas florescem de julho a outubro, e tem aproximadamente 2 cm de diâmetro, tem uma única camada de pétalas brancas ao redor do centro amarelo. As flores da matricária assemelham-se às flores da camomila (Matricária chamomilla), o que geralmente causa confusão em sua coleta.
Partes utilizadas
Folhas, flores e raízes.
Indicações
Profilaxia da enxaqueca; Inibição da síntese da prostaglandina; Bloqueio do secreção dos grânulos das plaquetas; Ação na musculatura lisa; Antitumoral; Inibição da liberação de histamina; Inibição dos mastócitos.
Modo de usar
Posologia: Dose diária: 75mg (3 folhas); A tintura de suas flores é usada como um repelente e um bálsamo para picadas de inseto; A mabicária também é usada como um antidoto para o consumo do ópio, até 150 mgl dia de folhas secas (1 colher de café); Os produtos comerciais foram padronizados com uma quantidade de 0,2 a 0,6 mgI dose de partenolíde; Plantada ao redor das casas para purificar o ar com seu odor forte e durável.
Propriedades medicinais
Usos etnofarmacológicos: analgésica, inibidora da síntese da prostaglandina, antiplaquetária, espasmódicas, antitumoral, anti-histaminíca e mastóditoinibidora.
Princípios ativos
Óleos Voláteis: cântora, camfeno , pecimeno, acetato de bomil, tricileno, a-tujeno, a-pineno, f3-pineno, a-felandreno, a-terpineno, 7-terpineno, crisanteona, pinocarvona, bomeol, terpinen-4-01, 7-cimen-8-01, a-terpineol, o mirtenal, carvacrol, eugenol, acetato trans-mirtenol, isobornil-2- metilbutanoato e o óxido de cariofileno; flavonoides: 6- hidroxikaempferoI3,6-dimetil éter, 6-hidroxikaempferol 3,6,4' trimetil éter (tanetina), quercetagetina 3,6 dimetil éter, querce-tagetina3,6,3' bimetil éter (acompanhado pelo isômero 3,6,4' trimetil éter), apigenina (também apigenina 7-glucurónido), luteolina (também luteolina 7-glucurónido), crisoeriol, santina, jaceidina e centaureidina; Lactonas Sequiterpénicas: eudesmanólideos, germacranólideos, guaianólideos, artecanina, artemorina, balcanina, canina, costunólido, 1 Q-epicanina ,epoxiartemorina, 1-betahidroxi-arbus-culina, 3_beta_hidroxi-costunólido, 8-alfahidroxi-estagiatina, 8_beta_hidroxi-reinosina, 3-betahidroxi-partenolídeo; Cumarinas: isofraxidina, 9-epipectacai B e (2-gliceril) - O-coniferaldeído.
Contraindicações | Cuidados
Precauções: Mulheres grávidas devem evitar o uso da matricária, pois a erva pode promover a menstruação e induzir ao aborto.
Efeitos colaterais: As reações adversas em pacientes que foram administrados 50 mgI dia de matricária (aproximadamente o equivalente a 2 folhas) durante 6 meses de tratamento ", contínuo, foram sua vez e não conduziram a descontinuação do tratamento.
Quatro pacientes dos 8 que tomaram a planta não tiveram nenhuma reação adversa. A frequência cardíaca aumentou dramaticamente (um aumento de até 26 batidas/minuto) em 2 pacientes tratados. Não houve nenhuma diferença entre os grupos de tratamento nos resultados de um estudo laboratorial.
Os pacientes que receberam o placebo após ter usado a matricária por diversos anos experimentaram um conjunto de reações do sistema nervoso (por exemplo, dores de cabeça, insônia, dor nas articulações, nervosismo, distúrbios do sono, rigidez, tensão, cansaço) e também rigidez muscular e dias articulações, que são frequentemente referidas como a síndrome da ''pós-matricária"; Em um número maior de usuários dia matricária, 18% relataram reações adversas, sendo a ulceração da boca (11%) o efeito mais sério relatado.
A mabicária pode induzir uma inflamação extensa da mucosa oral e da língua, frequentemente com inchaço os lábios e perda da sensação de gosto. A dermatite também foi associada com esta planta.
História | Origem | Plantio | Habitat
É uma planta com flor, popularmente denominada tanaceto, usado na medicina tradicional desde os primeiro século, para prevenção de enxaquecas, antinflamatória e antitérmica.
História: A planta já foi classificada em 5 gêneros diferentes, e a controvérsia ainda existe a respeito do gênero em que a planta pertence.
Chegou aos Estados Unidos no século 19. A erva matricária tem uma longa história de uso na medicina tradicional e popular, especialmente entre os antigos herbalistas gregos e europeus.
Seu nome "parthenium", alude à vida de alguém que tinha caído do Partenon durante a sua construção no quinto século a.C. que foi salvo por ela.
Desde Dioscórides era usada e passou a ser conhecida posteriormente como "aspirina medieval" ou "aspirina" do século 18; A planta tem sido usada para tratar mais de 20 afecções de diversos sistemas orgânicos. Seu nome popular inglês alude a suas virtudes antipiréticas: 'leverfew" - pouca febre.
Habitat: Nativa da península do Bálcãs, espalhou-se por todo o mundo.
Família
-
Asteraceae