Angélica (Angelica silvestris ou Officinalis)
Planta da família das umbeliferas, também conhecida como de erva-de-espírito-santo, raiz-do-espírito-santo, bohemia, erva dos anjos e polianto.
A angélica é uma planta de porte alto, suas hastes, saturadas de açúcar ou vinagre, são apreciadas pelos confeiteiros e pasteleiros e servem para a decoração dos seus produtos.
Ao que parece, os antigos empregavam-na contra a cefalalgia, e também para tonificar o coração.
Todos os autores concordam em que a planta possui numerosas propriedades.
Partes utilizadas
Planta Inteira
Indicações
É útil nos casos de depressão, neurose e debilidade nervosa. Combate a falta de apetite e a enxaqueca, doenças do trato urinário, nefrites, cistites, doenças reumáticas, dores de cabeça nervosismo, histeria, Feridas, úlceras, vulneraria, gota, escorbuto, febres intermitentes, tétano, tifo. As folhas da angélica são empregadas em cataplasmas em casos de contusão. Elas perdem, ao secar, esta propriedade.
Sistema digestivo - O sabor amargo da angélica é melhor em tintura — estimula a atividade estomacal, fazendo dela um remédio para falta de apetite e anorexia. Atenua cólicas e sensação de enfartamento e alivia gases.
Problemas respiratórios - A angélica é eficaz em problemas como asma, bronquite, congestão respiratória e tosse e é um remédio ideal para a recuperação após uma infecção respiratória aguda.
Modo de usar
4 gramas para um copo de água fervente.
Posologia:
Adultos: 10 a 20 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água. 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso ou decocto, conforme a parte usada, ate 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 1 2hs; Banhos infuso concentrado.
Crianças: Tomam de 1/6 até 1/2 da dose.
Propriedades medicinais
É uma planta que fortalece o estômago, tônica, anti-inflamatória, depurativa, sedativa, anti-inflamatório, diurético, expectorante, carminativa, coletérica, hepatoprotetora, antiespasmódica, eupéptica, diurético e emenagoga.
-
Antiespasmódicas
-
Carminativas
-
Depurativas
-
Emenagogas
-
Expectorantes
-
Hepatoprotetoras
-
Sedativas
Contraindicações | Cuidados
Contraindicações/cuidados: Em pacientes com história de sangramentos.
Efeitos colaterais: O contato do suco com a pele causa fotossensibilização devido a furocumarinas. As cumarinas potencializam os efeitos de anticoagutertes. Administrar sob monitoramento em pacientes com história de sangramentos. Também potencializam os efeitos das heparinas de baixo peso molecular de agentes trombolítico.
História | Origem | Plantio | Habitat
O nome botânico da angélica sugere o grande prestigio que esta erva do Norte da Europa tinha no passado. Tônico reconfortante bom para problemas de digestão e de circulação, a angélica é também um excelente remédio para auxiliar à recuperação de doenças crônicas e para revitalizar um sistema digestivo frágil.
Plantio :
A planta se adapta às boas terras de jardim e desenvolve-se bem nas regiões quentes.
Multiplica-se por sementes.
Origem : Originária do norte da Europa e Ásia,
Habitat : Prefere lugares frios e úmidos, perto de rios e pântanos.
Família
-
Umbelíferas