Andá Açu (Joannesia princeps)

  • Purgante

Da família das Euforbiáceas, também conhecida como coco dos paulistas, boleira e coco de purga. Seu nome significa, andá, o que dá óleo e açu, fruto grande.

Árvore endêmica do Brasil, de médio porte que habita terrenos arenosos, não longe do mar, nos arredores do Rio de Janeiro, possui uma noz com cerca de 8 centímetros de comprimento, com duas amêndoas brancas, recobertas de uma casca castanho escura de sabor adocicado. Quando é ferida em alguma de suas partes vegetais, exsuda um líquido leitoso.

Indicações

O fruto é usado como purgante, com feitos mais fortes que o óleo de rícino, em grande quatidade pode fazer mal ao organísmo.

  • Indicações específicas: Purgante

Modo de usar

De duas a três amêndoas cruas para um adulto uma vez ao dia.

Propriedades medicinais

Purgativo.

História | Origem | Plantio | Habitat

É uma árvore nativa brasileira, seu nome vem do tupi guarani e significa “0 que dá óleo", utilizado como purgante no óleo de rícino.

Origem : Pará, Região Sudeste, Região Nordeste.

Propagação: Propaga-se por sementes, de crescimento rápido, apreciando solos vermelhos e argilosos com rápida drenagem da água das chuvas.

Utilidade: A madeira é especial para o fabrico de palitos de fósforo, para celulose, tabuado para forros, canoas e jangadas, escalares e caixotaria. As sementes encerram 37% ,de óleo pesado e amarelo, útil para fins medicinais e industriais (substitui o óleo de linhaça). A árvore é útil para sombreamento em pastagens, porém não para arborização de ruas em virtude do tamanho e peso dos frutos.

Família

  • Euforbiáceas

Referências

LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.105

Cordeiro, I., Secco, R. 2010. Joannesia in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro

NISHIOKA, Sérgio de Andrade and ESCALANTE, Rodrigo Dornfeld. Poisoning by the ingestion of seeds of the fruit of the "cotieira" (Joannesia princeps). Sao Paulo Med. J. [online]. 1997, vol.115, n.1 [cited 2010-08-23], pp. 1366-1367

“Boleira” in “Árvores Úteis - Trilhas da ESALQ/ USP”. Publicação eletrônica | Avelar, Rogner Carvalho; Deperon Júnior, Milton Aparecido. Dourado, David Cardoso; Danfa, Sadjo; Quintiliano, Alexandre Aureliano; Fraga, Antonio Carlos; Castro Neto, Pedro. “Avaliação da Biometria de Frutos e Sementes de Cutieira (Joannesia princeps)”. Artigo Técnico-científico em Agricultura. 2006: I Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar