Amansa Senhor (Erythrina mulungu)
Planta da família das Fabaceae, também conhecida como amansa-senhor, bico-de-papagaio, canivete, capa-homem, corticeira, eritrina, sapatinho-de-judeu, sinanduva, suinã e mulungu.
Árvore de 10 a 17 m de altura, tronco retilíneo, revestido por casca grossa, com fissuras longitudinais, ramos aculeados, com acúleos triangulares, compressos.
Folhas compostas, trifoliadas, sustentadas por pecíolo de 4 à 10 cm de comprimento; folíolo central quase orbicular, os laterais elíticos-oblongos, glabros, coriáceos, 7 a 10 cm de comprimento por 5 a 8 cm de largura.
Inflorescências numerosas, em cacho, muito atraentes, com flores alaranjadas até avermelhadas, abundantes.
Fruto tipo legume, achatado, com sementes de coloração acastanhada, presas a parede do fruto.
Anualmente, na estação fria, perdem as suas folhas, ficando somente a copa da árvore constituída de flores, e nesse momento, sobressai na mata pela dua beleza.
Partes utilizadas
Casca, flores, frutos, sementes.
Indicações
Afecções bucais, agitação, asma, bronquite asmática, coqueluche, crises nervosas, dor reumática, dores musculares, febres, fígado, histeria, insônia, neurose, palpitação, sistema nervoso, tosses.
Modo de usar
Ansiedade; tensão nervosa; insônia : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de pó e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 32 vezes ao dia, ou 1 xícara de chá antes de se deitar.
Banho (calmante e relaxante); dores (reumáticas e musculares); stresses : Coloque 3 colheres de sopa de cascas picadas em 1 litro de água em fervura. Desligue o fogo, coe e adicione à água do banho que deverá estar morna. A duração do banho é de 10 a 15 minutos, de preferência antes de se deitar.
Reumatismo; dores musculares; afecções hepáticas e do baço : Coloque 2 colheres de sopa de cascas picadas em 1 litro de água em fervura. Deixe ferver por 10 minutos. Espere amornar e coe. Aplique nos locais afetados, com um pano, em forma de compressas mornas e deixe agir por 2 horas ou a noite toda.
Propriedades medicinais
Analgésico, antiasmático, antitussígeno, calmante, diurético, expectorante, hepatoprotetor, hipnótico, hipotensivo, narcótico, resolutivo, sedativo, tranquilizante
-
Anestésicas
-
Calmantes
-
Expectorantes
-
Narcóticas
Princípios ativos
Erisopina, erisodina, eritramina, eritrina, eritrocoraloidina, eritratina, esteróides, glucosídeos, hipaforina.
Contraindicações | Cuidados
Contraindicações/cuidados: Em excesso, pode provocar alucinações.
Efeitos colaterais: Sedativo do sistema nervoso central.
História | Origem | Plantio | Habitat
Também conhecida como bico-de-papagaio, indicado em casos de Afecções bucais, agitação, asma, bronquite asmática e coqueluche.
Origem : Regiões litorâneas do Brasil.
Família
-
Fabaceae
Outras informações
Modo de Conservar : As cascas de tronco e dos ramos devem ser secas ao sol, em local ventilado e sem umidade.
Guardar em recipiente de vidro ou louça bem fechado, ao abrigo da luz solar, do calor e da umidade.
Após a secagem podem ser transformadas em pó.