Cipó Cruzeiro (Chiococca alba)
Planta da família das Rubiaceae, também conhecida como cainca, cainana, caninana, cipó cruz, purga preta, raiz preta, raiz fedorenta.
Encontrada em todo o Brasil, é um arbusto de raízes castanhas e rugosas externamente e vermelhas internamente de 2 a 4m de altura.
As flores são branco amareladas e o fruto é branco com duas sementes, semelhantes as do cafe.
Partes utilizadas
Folhas, caules, flores, raízes.
Indicações
Articulações inchadas, inchaço das pernas, nevralgias, palpitação nervosas, retenção de urina, reumatismo articular e muscular.
Modo de usar
- Decocto das cascas da raiz: tosses, rouquidão, bronquite, asma, angina, laringite, doenças do aparelho urinário, prisão de ventre, hidropisia, dartros, dores reumáticas, sífilis.
- Decocção de 10 g de raiz em um litro de água por 15 minutos. Beber duas ou três xícaras por dia: colesterol, diabete, doresreumáticas, dores nas pernas, edemas, emagrecer, escassez de urina, inchação das pernas, ingurgitamento abdominal, prisão de ventre, retenção de urinas, reumatismo. Infusão com 10 g de pó de raízes para 1/2 litro de água.
Posologia: Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em agua; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de agua) de raízes em decocto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs; Criangas de 2 a 5 anos: 2ml 3 vezes ao dia, as refeições; De 5 a 8 anos: 3ml 3 vezes ao dia, as refeições; De 8 a 12 anos: 4 ml 3 vezes ao dia, as refeições; Crianças: posologia por peso corporal: 0,4ml/Kg/dia com intervalos menores que 12 hs.
Interacao medicamentosa: Por ser rica em salicilatos, potencializa a ação da aspirina e e outros anti-inflamatorios que bloqueieam a ação das prostaglandinas e dos antiadesivos-plaquetários.
Propriedades medicinais
Anti-inflamatória das vias urinárias, anti-ofídica, anti-reumático, diaforética, diurético, emenagoga, laxativa, pulmonar.
Princípios ativos
Ácido chiocotânico, ácido caincico, ácido caínquico, ácidos graxos, alcaloides, caincetina, caincina, chiococina, óleos essenciais, resinas.
Contraindicações | Cuidados
Deve ser evitada por gestantes.
Possível diarreia, náusea.
História | Origem | Plantio | Habitat
E natural da Amazônia ocorrendo no Cerrado e América central também, principalmente nos estados da Bahia e Minas Gerais.
E usado pela população indígena e ribeirinha dessas regiões ha centenas de anos. O decocto dessa planta, muito amargo e acre, e usado também pelos caboclos contra o veneno de cobras. Faz parte da farmacopeia homeopática.
Família
-
Rubiaceaes