Cabelo de Venus (Adianíum rísophorum)
Avenca é a denominação comum a várias plantas criptogâmicas, pertence à família das Polipodiáceas. Conhecida ainda por avenca-cabelo-de-vênus e cabelo-de-vênus. É uma planta ornamental. Cresce em touceiras e possui hastes e ramos marrom-escuros. duros e muito finos. Suas folhas são pecioladas, alternas, muito finas, polimorfas. Algumas são obovais, outras em forma de leque, estreitas na base e largas na parte superior, onde apresentam sinuosidades, ou lobos, e cujos bordos podem sonados ou denteados. Ainda outras têm a mesma forma, com a diferença de serem largas na base.
Indicações
Indica-se o seu uso medicinal contra o catarro pulmonar, a rouquidão e a tosse. Segundo o Dr. Léo Manfred, "o infuso teiforme desta planta (10:1.000 ) emprega-se para combater os males do peito, para facilitar a expectoração, para aumentar o apetite e para favorecer a digestão, bem como para acalmar as dores reumáticas e mitigar a sequidão da garganta. Tomam-se de 8 a 10 colheradas das d; sopa por dia, meia hora depois das refeições. Esse infuso, tomado pelas parturientes, uma colher de duas em duas horas, aumenta-lhes as forças." Afirma-se que a avenca também serve para corrigir as regras. No seu emprego usam-se, sob a forma às infusão, apenas as folhas.
Propriedades medicinais
As suas frondes contêm uma mucilagem espessa, adstringente e aromática, que é usada como peitoral em xarope denominado capilé.
História | Origem | Plantio | Habitat
A avenca cresce espontaneamente no Brasil e em Portugal, em quase todos os lugares sombrios onde haja água corrente.
Família
-
Polipodiáceas