Bálsamo do Peru (Myroxylon peruiferum)

  • Doença sexualmente transmissível

Da família das Fabaceae, também conhecida como óleo-balsamo, bálsamo-de-tolu, pau-bálsamo, bálsamo-índico-seco, bálsamo-de-cartagena, resina-de-tolu, bálsamo-toluano, bálsamo-da-américa, bálsamo-de-cartagena, bálsamo-de-cheiro-eterno, bálsamo-de-são-tomaz, bálsamo-do-peru, bálsamo-de-são-salvador, benjoim-do-norte, opobálsamo, óleo-vermelho, coroiba, resina-de-tabu.

Árvore de grande porte, com tronco e ramos de casca grossa e sem espinho. Em sua casca apresentam-se bolsas que armazenam o óleo resina, denominado o bálsamo de tulu. Esses bolsas são mais numerosas nas árvores mais jovens.

As folhas são alternas, pecioladas, compostas de 7 a 12 folíolos ovais e lisos, apresentando pontos translúcidos. As flores de coloração branca, se apresentam em cachos. O fruto é uma vagem alongada e curva, com pedúnculo achatado em forma de asa.

Contém um ou duas sementes, que são olefinosas e aromáticas.

Partes utilizadas

Óleo, resina e casca.

Indicações

Asma, bronquite asmática, cistite, doença pulmonar, doença sexualmente transmissível (blenorragia, etc), dor de cabeça, eczema, ferida externa, fraqueza, garganta, queda de cabelo, reumatismo, tosse, tuberculose, úlcera, vias aéreas.

  • Indicações específicas: Doença sexualmente transmissível

Modo de usar

Afecções das vias respiratórias, tosses, bronquites, traqueites e laringites ; fluidificante do muco catarral : coloque 1 colher de sopa de cascas bem picadas, em 1 xícara de café de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos, espere amornar e coe. Adicione 2 xícaras de café de açúcar. Tome 1 colher de sopa, 3 vezes ao dia. para crianças dar somente metade da dose.

Afecções das vias urinarias, cistites, pielonefrites e uretrites; urina com mau cheiro - em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, durante 5 dias.

Inalente dias vias respiratórias : coloque 1 colher de sobremesa de óleo resina em 1 xícara de chá de álcool a 80%. Misture bem. Em um recipiente com água em fervura, adicione 1 colher de sobremesa desse extrato. Cubra a cabeça com uma toalha e aspire profundamente os vapores durante 15 minutos. Repetir o tratamento 2 vezes ao dia.

Sarnas; micoses; carrapatos; piolhos e lêndeas : coloque 1 colher de sopa de cascas picadas e 1 colher de sopa de folhas picadas, em 1 xícara de chá de vinagre branco. Deixe em maceração por 3 dias, em local quente e coe. Aplique nos locais afetados, com um chumaço de algodão. No caso de piolhos e lêndeas. Aplique no couro cabeludo com uma ligeira massagem, deixando agir durante 2 horas. Em seguida, lave normalmente e passe o pente fino.

Propriedades medicinais

Anti-inflamatório, expectorante, peitoral.

Princípios ativos

Óleo resina, ácidos bezóicos e cinâmico, vanilina, benzioato de benzina, cinamato de benzina, álcool benzílico e nerolidol.

Contraindicações | Cuidados

Pode causar sensibilização em indivíduos sensíveis.

Efeitos colaterais: Reações alérgicas ao bálsamo podem ocorrer em alguns indivíduos: "rash" cutâneo, dermatite de contato, mesmo quando a quantidade é pequena como em produtos de higiene pessoal e perfumes, pela presença dos cinamatos, benzoatos e terpenóides.

Superdosagem: Doses do óleo essencial acima da posologia recomendada podem causar cefaleia, enjoo e depressão. A urina tem odor de violetas.

Farmacologia

Quando seca a seiva torna-se dura e frágil. É insolúvel em água mas solúvel em álcool, éter, solução de hidróxido de sódio, e clorofórmio. As concentrações destes componentes variam extensamente em produtos comerciais devido à falta de padrões internacionais para estandardizar o bálsamo. Tanto o bálsamo de tolú quanto o do peru tiveram suas propriedades antissépticas, antiparasitárias e bactericidas documentadas, assim como sua ação promotora do crescimento do tecido epitelial.

Há relatos dos bálsamos como inibidores do Mycobacterium tuberculosis e do H. pylori em estudos in vitro. O Bálsamo-de-tolú aumenta a produção da secreção traqueobronquial; o óleo é eliminado pelos brônquios e a resina pela urina, explicando sua ação sobre o sistema urinário. Pelo menos 6 estudos clínicos publicados recentemente indicam reações alérgicas em indivíduos sensíveis, causadas pelos ácidos benzóicos. Ambos os bálsamos são encontrados no mercado de produtos naturais dos EE.UU. O óleo resina e o óleo essencial destilado da resina são usados topicamente, em aromaterapia e internamente em pequenas quantidades.

História | Origem | Plantio | Habitat

Essa madeira resinosa possui a propriedade de perfumaria, e também é utilizada para fabrico de goma de mascar, possui diversas propriedades terapêuticas.

Plantio : Reproduz-se por sementes, que germinam facilmente, em volta da própria árvore. Não é exigente quanto ao solo, medrando nas encostas das terras. A colheita das folhas, cascas do tronco e óleo resina, deve ser feita antes da floração.

Habitat: Bálsamo-de-tolú: Nativo da América do Sul, ocorre na Colômbia, Peru, Venezuela, Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia; Bálsamo-do-perú Nativo da América Central, México, El Salvador, República Dominicana, Peru, Venezuela, Bolívia.

História: O bálsamo é usado há séculos como fragrância em perfumaria, balas, e gomas de mascar. Hoje, continua sendo usado em preparações farmacêuticas, como xarope, expectorante e veículo para outros compostos. É um ingrediente na tintura composta de benjoim. É usado no tratamento popular contra o câncer.

O Bálsamo-do-perú faz parte da Farmacopeia Americana desde 1820, com uso documentado em bronquite, laringite, dismenorreia, diarreia, disenteria e leucorreia. Hoje é muito usado em produtos para tratamento de feridas, úlceras, escabiose, tônicos capilares, anticaspas, desodorantes íntimos e fragrância em sabonetes, detergentes, cremes, loções e perfumes.

O Bálsamo-de-tolú é mais usado como bálsamo mesmo, em antitussígenos, pastilhas, xaropes, para gargantas inflamadas e como inalante em descongestionantes respiratórios. O uso pela cultura indígena levou o bálsamo-do-perú a ser exportado para a Europa no século XVII, onde foi documentado pela farmacopeia Alemã.

Família

  • Fabaceae

Outras informações

Modo de conservar : As folhas e as cascas do caule podem ser secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano. O óleo resina é extraído fazendo incisões em forma de V no tronco da árvore, a partir de 30 centímetro do solo. No local em V forma-se uma cavidade onde é colocada uma concha no formato de uma xícara de chá. O óleo resina coletado é guardado em vidros bem vedados.

Posologia: Aplicações tópicas de 1 colher de chá de óleo resina para 3 colheres de chá de outro óleo vegetal para "rash" cutâneo, eczema e parasitoses na área afetada.

Em aromaterapia é considerado aquecedor, desbloqueador, confortador e é usado em vários estados de tensão nervosa e stress. A principal forma de utilização é a resina diluída em água quente.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar