Beterraba (Beta vulgaris)
Da família das Chenopodiaceae.
Herbácea com raiz grossa e carnosa, de coloração púrpura.
As folhas são verdes e avermelhadas, e se inserem em um único ponto, na porção apical da raiz grossa.
Essas folhas são bem desenvolvidas e sustentadas por um pecíolo longo, carnoso de cor púrpura.
As flores são terminais e dispostas em espigas e as sementes pequenas e arredondadas.
Partes utilizadas
Raiz e talos
Indicações
Afecção do fígado, anemia, artrite, auxiliar a digestão, câncer, contribuir para uma melhor tolerância a outros medicamentos anticancerígenos, descongestionar as vias urinárias, diverticulite, dismenorreia, eliminar ácidos no organismo, fortalecer os dentes e gengivas, fortalecer tendões, fraqueza orgânica, hepatite, hipoglicemia, inflamações, leucemia, limitar o crescimento de tumores malignos, lumbago, machucaduras, melhorar a diurese, obstipação intestinal, prevenir lesões provocadas pelas radiações, preventiva de problemas de próstata, preventivo de resfriados e gripes, prisão de ventre, purificar e renovar o sangue; regularizar o funcionamento do estômago, vesícula, fígado e rins; reumatismo, toxemia.
Uso pediátrico: As mesmas indicações possíveis.
Uso na gestação e na amamentação: A beterraba é um alimento, altamente nutritivo, pelo que não oferece riscos.
Modo de usar
Consumida "in natura" em sucos e saladas: prisão de ventre, fraqueza orgânica, reumatismo e artrite e preventiva nos problemas de próstata; principal ingrediente da famosa Borscht, sopa russa riquíssima em ferro; frita e na forma de picles;
Batida com iogurte, como máscara facial contra a acne;
Crua, misturada com mel: xarope para crianças;
Folhas frescas e amassadas: machucaduras e inflamações.
Anemia : Lave muito bem as raízes cruas bem maduras.
Descasque, fatie ou rale. Acondicione em um recipiente e polvilhe com açúcar cristal.
Deixe em repouso por 30 minutos. Coma 1 colher de sopa, antes das principais refeições.
Contusão. eczemas; flebite : Em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas e caule fatiados e acrescente 1 colher de sopa de mel.
Amasse bem, triturando até obter uma massa pastosa. Estenda sobre um pano ou gaze e aplique sobre a parte afetada. Cubra com outro pano e mantenha aquecido. Deixe esse cataplasma atuar durante a noite. Aplique várias noites até o desaparecimento do sintoma.
Prevenção de resfriados e gripes : Lave muito bem a raiz crua madura. Descasque, fatie ou rale e acrescente o sumo de 1 limão. Coma 1 colher de sopa, antes das principais refeições, aos primeiros sintomas de gripe ou resfriado, ampliando assim a resistência natural do organismo. Previne contra o vírus.
Posologia: Adultos: A raiz crua, como salada, nas hepatites, constipação intestinal e afecções endócrinas. No decocto, são utilizadas a raiz com a casca; Suco da raiz, fresca, preferencialmente centrifugado, 1 xícara 3 X ao dia, nas anemias, clorose, afecções cardíacas , reumatismos e artrites. Este suco é diurético, refrescante, descongestionante das vias urinária, fortalece os tendões; Decocto de 1 raiz - 1 xícara de chá 3 X ao dia, para cálculos renais; 10g de sementes(orgânicas) em decocto para os mesmos usos.
As folhas e talos podem ser utilizados como valioso alimento. O emplastro das folhas frescas também se aplica topicamente em escoriações, flebites e inflamações da pele. Com a raiz também se prepara o xarope frio de rodelas finas de 1 beterraba maceradas em mel por uma noite.
Propriedades medicinais
Antitumoral, digestivo, diurético, emoliente, estimulante digestiva e hepática, hepato protetor, nutritiva, rejuvenescedora, tônico cardíaco.
Princípios ativos
Saponisídeos, fitosterol, betaína, leucina, tirosina, betacianina, beta carotenos, vitaminas A, C e do complexo B e C, sódio, potássio, zinco, magnésio, flúor, ferro, cloro, silício, manganês e fósforo.
Cada 100 gramas da raiz possui 48 calorias, enquanto 100 gramas das folhas contêm 32 calorias.
Contraindicações | Cuidados
As folhas da beterraba (ricas em ácido oxálico, que pode formar cristais no organismo), não são indicadas para pessoas com artrite ou pedras nos rins.
Farmacologia
Rica em ferro e cobre, ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e na formação de plaquetas. Estimulante natural das funções cardíacas, pela grande presença de potássio e manganês.
A presença do manganês estimula e fortalece as glândulas suprarrenais, gonadais, hipófise, pineal, tireoide e para-tireoide , supra renas e demais glândulas de função endócrina.
A presença de zinco garante o metabolismo dos tecidos cerebrais. A betaina mostrou em testes com cobaias efeito hepatoprotetor prevenindo o depósito de gorduras no fígado.
História | Origem | Plantio | Habitat
Essa planta contém, nas suas raízes, uma elevada concentração de sacarose, razão pela qual é cultivada nas regiões temperadas para produção de açúcar e de etanol.
Plantio : Sua reprodução é por sementes em solo fértil, drenado e com pouca acidez.
As sementes devem ficar imersas em água durante a noite e no dia seguinte semeadas em canteiros.
Após a germinação, as mudas mais vigorosas devem ser transplantadas para local definitivo.
Para que as raízes não fiquem expostas, a terra deve estar sempre amontoadas ao redor da planta.
História : A variedade de beterraba cuja a raiz e de cor branca, tem o seu cultivo na Europa, para a produção de sacarose, isto, desde a época de Napoleão.
A beterraba é usada e reconhecida terapeuticamente desde Roma.
Faz parte da Farmacopeia Aiurvédica.
Habitat: Originária da Ásia e Europa, hoje é bem adaptada aos climas amenos brasileiros
Origem : Europa e Ásia, tendo se adaptado muito bem no Brasil, preferindo as regiões de clima temperado.
Família
-
Chenopodiaceae