Jambú (Spilanthes acmella)

  • Dor de dente
  • Purgante

Planta da família das Asteraceae, também conhecida como abecedária, agrião-bravo, agrião-do-brasil, agrião-do-norte, agrião-do-pará, botão-de-ouro, erva-maluca, jabuaçú, jaburama, jamaburana, mastruço, nhambu.

Erva de hastes tenras e suculentas, cresce nos córregos ou quaisquer lugares úmidos, possui pequenas e flores brancas.

Suas folhas pecioladas, ovais de coloração verde escura, são comestíveis quando frescas.

De sabor picante, quase sem cheiro é utiliada como condimento, principalmente no norte do país, principalmente para ao preparar o famoso “molho-de-tucupi”, sendo o ingrediente que faz os lábios tremerem.

Partes utilizadas

Flores, folhas, raízes.

Indicações

Anemia, malária, escorbuto, distúrbio estomacal, dispepsia e como estimulante da atividade estomáquica.

Ação anestésica local, por isso usada para dor-de-dente como anestésico e como estimulante do apetite.

Outras indicações, problemas de pele (folhas), desinteria, cálculo vesical, coqueluche, defluxo, fraqueza, mordida de cão, picada de cobra, tosse, tuberculose pulmonar, alergia, candidíase, herpes simples, gengivite.

  • Indicações específicas: Dor de dente
  • Indicações específicas: Purgante

Modo de usar

Contra anemia, malária, escorbuto, distúrbio estomacal, dispepsia e como estimulante da atividade estomáquica, utiliando 4 gramas em um copo de água fervente.
Sob a forma de saladas ou chás de cerca de 4 gramas em um copo de água fervente.

As folhas e flores quando mastigadas dão uma sensação de formigamento nos lábios e na língua devido sua ação anestésica local, por isso usada para dor-de-dente como anestésico e como estimulante do apetite.

Propriedades medicinais

Anestésica local, purgativo, bactericida, antifúngica, antisséptica, antiviral, diurético (folhas), estimulante do sistema imunológico e vasorelaxante.

  • Analgésicas

  • Antifúngico

  • Antissépticas

Princípios ativos

Óleo essencial, saponinas, espilantina, afinina, filosterina, colina e triterpenóides, espilantol responsável pelo processo anestésico e ácido cianídrico.

Contraindicações | Cuidados

Em excesso, pode provocar aborto, em virtude de sua forte ação sobre útero feminino.

História | Origem | Plantio | Habitat

Origem: América do Sul.

História : Originário da América do Sul, mas também é comum em todo o sudoeste asiático, pois foi levado pelos portugêses para suas colônias de Macao, de Macau se espalhou por vários países da Ásia, se tornando um ingrediente culinário importante.

Família

  • Asteraceae

Referências

Plantação de Jambú com inflorescencias.

Bibliografia:

_SILVA OLIVEIRA, M., INNECCO, R.. Germinação de sementes de jambu (Acmella oleracea – Asteraceae) sob influência de fotoperíodo e temperatura. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682.

_Estudos preliminares sobre as atividades anti-inflamatória e analgésica de acmella Spilanthes em modelos animais experimentais.

CAVALCANTI, Rogério. Fitodontologia - 1. Edição, Rio Branco/AC, Clube dos Autores, 2013. Página 172.

CAVALCANTI, Rogério. Plantas da Amazônia -2. Edição, Rio Branco/AC, Clube dos Autores, 2007. Página 147.

GONSALVES, Paulo Eiró., Alimentos Que Curam, Alimentos Medicamentos - 17 Edição, IBRASA - Livros que Constroem, 2013. Página 19.

LORENZI, Harri. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. - Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2002. - ISBN 85-867414-18-6.

MOREIRA, Frederico ., As plantas que curam: cuide da sua saúde através da natureza - 5. Edição, Hemus Editora Ltda, 1971. Página 22.

SOUZA, Hermínio C. de, Mara E. M. Braga, Alejandro Sosnik., Biomateriais aplicados ao desenvolvimento de sistemas terapêuticos avançados - Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2015. Página 582.

VERSÃO ORIGINAL EM INGLÊS

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar