Marapuama (Ptychopetalum uncinatum)
Plana da família das Olacaceae, também conhecida como muira puama, liriosma, potency wood, marapama, muiratã, muiratam, pau-homen, potenzholz. Arbusto ou árvore, de folhas alternas, de 5 a 9cm de comprimento, oval elípticas ou oblongo acuminadas, de base estreita. com a página inferior saliente, verde escura em cachos axilares curtos, com pequenas brácteas caducas; Flores brancas com forte odor de jasmim-laranja, cálice de 5 sépalas, pétalas de 1 em, lineares, pilosas em baixo, de margens involutadas com 7 estames, 5 dois quais são opostos às pétalas, pistilo de 5 a 8 mm. O fruto é uma drupa ovoide.
Indicações
Astenias cardíacas e gastrointestinais, beribéri, depressão, fraqueza, gripe, parasitas, impotência sexual, paralisias parciais, queda de cabelo, reumatismo crônico. Esgotamento físico e mental: como tônico geral, antifadiga e antidepressivo suave; Síndrome da fadiga crônica: como estimulante do sistema nervoso central e antidepressivo; Stress, doenças prolongadas: como tônico geral, antifadiga e antidepressivo suave; Insônia: como ansiolítico suave; Reumatismo e nevralgias crônicos; Paralisias parciais. ataxia locomotora e tremores: como dopaminérgico.
Modo de usar
Decocto em fricções: parasitas e beribéri.
Propriedades medicinais
Afrodisíaco, antidesintérico, antirreumático, anti-stress, tônico.
Princípios ativos
Ácidos: araquídico e behenico lignocerico; beta sitosterol e campesterol; óleo essencial.
Contraindicações | Cuidados
Superdosagem não há relatos. caso ocorra deverá ser feito o esvaziamento gástrico, lavagem com soro fisiológico e colocação de sonda nasogástrica. Em caso de sintomas antropínicos intensos deve-se usar um colinérgico ou um 8-bloqueador. com monitoramento e assistência ventilatória eventual.
História | Origem | Plantio | Habitat
Planta da Amazônia que pode ocorrer em algumas regiões do Nordeste.
Muito usado pelos índios como tônico geral e para fadiga. Faz parte da Farmacopeia Homeopática.
Família
-
Olacaceae