Perpétua Roxa (Gomphrena globosa)
Planta da família das Amaranthaceae. Suspiro-roxo; imortal; perpétua; amaranto-globoso. A perpétua-roxa é uma planta herbácea, que mede cerca de 60cm de altura, com raiz central grossa e lenhosa. As folhas são ovais, lanceoladas, ásperas e revestem-se de pelos. Possui inúmeras pequenas flores, podendo ser roxas, brancas, branco róseas, vermelhas ou Encore-de-laranja, esféricas ou alongadas, são compostas por escamas secas e inodoras, dispondo-se em capítulos globosos. Como as flores não murcham, a planta recebeu o nome de perpétua. Pelo fato de não murcharem, essas flores são as preferidas para adornar túmulos. Como são frequentes em cemitérios, acabaram consideradas símbolo da tristeza e da saudade. Nativa da índia e da China, aclimatou-se muito bem no Brasil, sendo encontrada em jardins, ou espontaneamente nos campos.
Indicações
As flores da perpétua são consideradas excelente expectorante e emoliente, ótimas no tratamento de tosses, bronquites e outras enfermidades respiratórias.
Modo de usar
Deixe, em l litro de água fervente, l Og de flores de perpétua-roxa por cerca de 10 min. Filtre o líquido. Beba de 3 a 4 xícaras por dia.
Propriedades medicinais
expectorante.
Contraindicações | Cuidados
Não foi encontrada nenhuma referência no material pesquisado.
Família
-
Amaranthaceae