Abrunheiro (Prunus spinosa)

  • Tireóide

O abrunho, seu fruto é usado como sinônimo de ameixa, apesar de não ser. É ornamental e comestível muito utilizado em casos de prisão de ventre.

Planta da família das Rosáceas.

Muito conhecido na Alemanha é cultivada, onde lhe dão os nomes de Schlehe e Schwardorn.

Os franceses chamam seus frutos de "prunelle" e os portugueses que também a cultivam com intensidade conhecem os frutos como "abrunho" ou Ameixeira Brava.

É um pequeno arbusto, medindo 2 metros de altura; sua casca é lisa e seus ramos divaricados e armados de espinhos também pubescentes enquanto jovens, suas folhas são oval lanceolada serradas, com estipulas lineares pubescentes, flores brancas ou desabrocham antes mesmo das folhas, pedunculadas, solitária ou geminadas.

Seu fruto é baga azul-escuro ou vermelho azulada, globosa, muito pequena, contendo polpa esverdeada, de flores de cor lilás, de cujo estigma é extraído o açafrão propriamente dito.

O fruto é facilmente confundido com o da ameixeira-de-damasco, Prunus insititia. Tanto é assim que o nome prunus é a designação latina para ameixa.

A casca também produz tinta e as flores são febrífuga e o chá feito com elas é muito agradável.

Passa muito bem pelo chá da índia e é a melhor forma para substituí-lo.

Partes utilizadas

Frutos bem maduros, flores secas.

Indicações

Histeria, inflamação, regular processos sanguíneos, tireoide, problemas digestivos, prisão de ventre, veneno de cobra.

  • Indicações específicas: Tireóide

Modo de usar

- Infusão ou decocção a 10%: dose máxima diária: 200 ml;

- Extrato fluido: dose máxima diária: 25 ml;

- Infusão de duas colheres de café de flores secas em uma chávena de água. Tomar uma a duas vezes por dia: diurética, laxante leve;

- Frutos bem maduros e secos: afecções da bexiga e das vias urinárias e perturbações digestivas;

- Frutos frescos: fabricar sumos, xaropes e vinho;

- Tisana das flores: diabetes, hidropisia, obesidade, menopausa, algumas enfermidades da pele.

Propriedades medicinais

Digestivo, aperitivo, carminativo, antiespasmódico e emenagogo.

Combate a tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia, adstringente.

  • Antiespasmódicas

  • Carminativas

  • Digestivas

  • Emenagogas

Princípios ativos

Princípios amargos (crocina e picrocina) e um óleo essencial, aldeídos terpenos (safranal, 2,2,4-trimetil-ciclohexa-1,3-dieno-carbaldeído, pineno e cineol), picrocrocina, carotenóides, crocetina, gentobiose, alfa e o beta-caroteno, licopina, zeaxanteno e mucilagem.

Toxicologia

Não usar na gravidez.

Em alta dosagem é tóxico, abortivo, causa hemorragias, vômitos, diarreia e vertigens.

Alguns gramas de açafrão de boa qualidade é letal.

História | Origem | Plantio | Habitat

Seus frutos serviam antigamente para o fábrico do extrato de Acácia nostra, medicamento que teve grande voga e também para falsificar o "suco de Acácia" das farmácias e até para fazer um tipo de "vinho do Porto" de grande consumo, especialmente na Inglaterra.

Depois de fermentados, os frutos do abrunheiro produziam diversas bebidas viníferas, que constituiam recurso para os trabalhadores pobres do campo; são comestíveis para as crianças e ainda produzem tinta.

Europa. Cresce desde a planície até altitudes de 1.500 metros, floresce a partir de março na Europa, formando muitas brancas.

Família

  • Rosaceae

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar