Shimeji (Hypsizygus marmoreus)
O nome shimeji é usado para denominar diversas variedades de cogumelos japoneses, alguns selvagens, outros cultivados por empresas japonesas, o mais comum é o hypsizygus marmoreus. Esse pequeno cogumelo cresce em aglomerados, no alto de árvores, frequente,ente nas faias, e um de seus nome sé cogumelo das faias. ( Faia é o nome popular dado às 10 espécies de árvores do gênero Fagus )
Sua aparência é marrom claro e manchado de branca, o caule ou a estipe ( estrutura semelhante a um caule que suporta o píleo de um cogumelo ) é grosso e atinge até 8 cm de comprimento. Seu sabor é descrito como ao das nozes e é suave, sua textura é firme. Tem crescimento lento e requer cerca de 100 dias até a sua colheita.
Partes utilizadas
Fruta.
Indicações
Ativa o botão da saciedade e diminui a fome, contém aminoácidos essenciais para o pleno funcionamento do nosso metabolismo. Estudos da Universidade de Osaka - Japão apontam que esse cogumelo combate o colesterol.
Propriedades medicinais
O betaglucano tem sido estudado por muitos pesquisadores devido aos seus pretensos benefícios à saúde, e evidências mostram um appel chave no aumento das funções imunológicas, as quais, por sua vez, afastam as infecções e inibem o desenvolvimento do câncer. Um revisão publicada em 2010 no Expert Review of Anti-Infective Therapy descreve sua estrutura e como os compostos podem modular a resposta imunológica tanto nas infecções quanto no câncer.
Princípios ativos
Excelente fonte de niacina, roboflavina e potássio; boa fonte de proteínas e tiamina. Também contêm diversos fitoquímicos, especialmente o betaglucano.
História | Origem | Plantio | Habitat
Japão.