Licopódio (Lycopodium clavatum)
O licopódio é uma planta rasteira bastante comum em lugares úmidos e quentes bastante indicado para pessoas que sofrem de problemas como reumatismo, gota, prisão de ventre e hemorroidas.
Planta da família das Lycopodiaceae. Erva rastejante cujo os esporos são aproveitados na indústria farmacêutica e nos laboratórios de física, também conhecida como pé de lobo. Criptógamo vascular - samambaia sempre crescente de 0.1 m por 1 m. É uma planta rasteira, muito difundida no Brasil.
Os licopódios possuem uma raiz longa que se desenvolve horizontalmente no solo e produz caules verdes, aprumados. Dos caules brotam galhos que se ramificam e se abrem em leque. Os galhos são cobertos de folhas pequenas e verdes como as do abeto ou do cedro. De um a três cones se desenvolvem na ponta dos galhos. Esses cones encerram os esporos para a reprodução, os quais têm uso medicinal.
Partes utilizadas
Esporos secos.
Indicações
Artrite reumatoide, cistite catarral, desordem urinária e dos rins, digestivo, doença de pele e irritação, estimular o útero, febre, gastrite, trauma.
Propriedades medicinais
Antibacteriana, diurética, sedativa.
Contraindicações | Cuidados
Gestação e na lactação
Toxicologia
A planta contém Iycopodine, que é venenoso por paralisar os nervos motores.
História | Origem | Plantio | Habitat
Mas é uma planta tropical, embora olhando mais como um musgo, este gênero está intimamente relacionado com o samambaias Details of Medicinal Uses, Habitats, etc. in M. Grieve A Modern Herbal (1931) [4] muito difundida no Brasil Faz parte da Farmacopeia chinesa e homeopática.
Esta espécie é dita ser nativa da Grã-Bretanha.
Família
-
Lycopodiaceaes