Unha-de-Gato (Uncaria tomentosa)

  • Cabeça
  • Sistema Imunológico
  • Digestão
  • Mulheres
  • Candidíase
  • Infecção Crônica
  • Infecções Digestivas
  • Sapinhos
  • Artrite

Planta trepadeira originária da floresta da Amazônia, a unha-de-gato tem, segundo os curandeiros locais, grandes propriedades terapêuticas; usam-na como panaceia para tratar desde asma e artrite a diabetes e câncer.

É uma das plantas medicinais peruanas de maior importância. No 1º Congresso Internacional desta espécie patrocinada pela Organização Mundial da Saúde (WHO), catalogou-se o redescobrimento desta planta amazônica como a mais importante descoberta desde o quinina, árvore peruana descoberta no século XVII.

A Unha de Gato é uma vinha de madeira larga e seu nome é proveniente dos espinhos em forma de gancho que crescem ao longo da vinha e envolvem a planta.

Duas espécies próximas da Uncaria são utilizadas quase como substitutas nas florestas: U. tomentosa e U. guianensis.

Ambas espécies podem alcançar mais de 30 m de altura em seu topo, porém a U. tomentosa possui espinhos pequenos e flores branco amareladas, enquanto que a U. guianensis possui flores laranja avermelhadas e espinhos que são mais curvados

A Unha de Gato é uma planta indígena da floresta Amazônica e outras áreas tropicais da América do Sul e Central, incluindo Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Trinidade, Venezuela, Suriname, Costa Rica, Guatemala e Panamá.

Existem outras espécies de plantas com um nome comum de Unha de Gato (ou uña de gato) no México e América Latina; porém elas são derivadas de uma planta completamente diferente - não pertencente ao gênero Uncaria ou mesmo à família da Rubiaceae.

Muitas variedades da Unha de Gato mexicanas possuem propriedades tóxicas.

Indicações

Infeções crônicas : Tonifica o sistema imunológico, sendo ótima para infecções crônicas e doenças degenerativas, preferencialmente conjugada com outras ervas imunoestimulantes, pode ser útil para a fadiga crônica, fibromialgia, febre glandular e infecção por herpes.

Testes no Peru sugerem que pode ser útil na infeção por HIV, sendo excelente para a convalescença.

Anti-inflamatório : A unha-de-gato tem uma forte ação anti-inflamatória e pode tratar com sucesso ulcerações gástricas e problemas inflamatórios nas articulações, tais como artrite reumatoide e osteoartrite.

Remédio anticancerígeno : De acordo com o seu uso tradicional na América do Sul, a unha-de-gato tem propriedades anti-tumores, sendo preciosa como tratamento adjuvante no câncer, ministrada com outras plantas medicinais apropriadas e por conselho de um profissional.

  • Área de tratamento: Cabeça
  • Área de tratamento: Sistema Imunológico
  • Área de tratamento: Digestão
  • Área de tratamento: Mulheres
  • Indicações comuns: Candidíase
  • Indicações comuns: Infecção Crônica
  • Indicações comuns: Infecções Digestivas
  • Indicações comuns: Sapinhos
  • Indicações específicas: Artrite

Modo de usar

Adultos: Cápsulas: 2S0 a 1OOO mg diários; 10 a 20m I de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 8g a 10g de raízes ou entrecasca do cipó seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) em decoto, até 3 vezes ao dia (Herbal Medicine Handbook), 6g de raízes ou entrecasca do cipó seca (1 colher de sobremesa para cada xícara de água) em decoto, de uma única vez, pela manhã ou com o estomago vazio (PDR for Herbal medicines); Extrato liquido ou alcoólico: 1 a 3ml 3 vezes ao dia; A dosagem para crianças, caso seja necessário seu uso, deverá seguir os parâmetros usuais: de 1/6 a Y2 dose, de acordo com a idade.

Propriedades medicinais

Analgésica, anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antiproliferativa, antitumoral, antiviral, citoprotetora, citostática, citotóxica, depurativa, diurética, hipotensiva, inumo-estimulante, imunomoduladora.

Princípios ativos

Acetoxidihidronomilina, ácido alfa-trihidroxi-ursenóico, carboxistrictosidina, ácido acetiluncárico, ácido adípico, alcaloides (especiofilina (uncarina D), isomitrafilina, isopteropodina (unicarina E), mitrafilina, pteropodina (unicarina C).

Contraindicações | Cuidados

Pacientes transplantados, em uso de imunossupressores, inclusive receptores de transplante de medula óssea; Portadores de doenças autoimunes; Portadores de esclerose múltipla e tuberculose.

Não deve ser usada durante a gestação nem a lactação.

Uso pediátrico: Não há contraindicação, embora seja pouco provável seu uso.

Toxicologia

A Unha de Gato tem sido documentada clinicamente com efeitos imunoestimulantes e contraindicada antes ou após transplante de qualquer órgão ou de medula óssea, ou ainda de enxerto de pele.

A Unha de Gato tem sido documentada com propriedades antifertilizinas e, portanto, é contraindicada em mulheres que pretendem engravidar (este efeito porém, ainda não tem comprovação suficiente para ser utilizada como um contraceptivo e não pode ser administrado para tal).

Unha de Gato também tem sido documentada com princípios ativos possivelmente redutores da agregação plaquetária e "afinador" do sangue.

Em primeiro lugar, verifique com seu médico se você está utilizando coumadin (varfarina)ou outro anticoagulante.

Farmacologia

Os alcaloides - triterpenos, glicosídeos e procianinas têm notadamente efeito antiviral, anti-inflamatório, U antioxidante, antineoplásico, contraceptivo e imunoestimulante; Os esteróides encontrados mostraram atividade anti inflamatória (Senatore e cois., 1989) assim como as procianinas - embora o componente exato não tenha sido determinado (Wirth & Wagner, 1997); alcaloides derivados da Unha-de-gato induzem à produção de fatores de proliferação Iinfocitária em células endoteliais humanas (Wurm e cols., 1998).

Eles mostraram aumento da fagocitose tanto em testes in vitro quanto em in vivo (Wagner e cols., 1985).

Os extratos também mostraram efeito protetor celular contra o stress oxidativo (Sandoval, e cols., 1997a) em vários testes, e in vitro (Desmarchelier e cals., 1997); O extrato tomado com água, preveniu lesões à mucosa do jejuno de cobaias induzidas peia indometacina.

Os níveis de metalotionina no fígado de cobaias que receberam extrato de Unha-de-gato com indometacina foram significativamente mais baixos que os que receberam apenas a indometacina (Sandoval-Ghacon a cols., 1998);

Em testes com cobaias foi demonstrado efeito benéfico em enteropatia não-esteroidal (Sandoval e cols, 1997) e (Aquino e cols, 1991); O estrato aquoso inibiu a proliferação de células tumorais por apoptoseo em 2 linhagens células leucêmicas humanas diferentes (Sheng e cols., 1998).

Também mostraram atividade citostática, mas as dosagens não foram estabelecidas (Rizzi e cols., 1993); A atividade antitumorais do extrato aquoso foi demonstrada in vitro em linhagens de células leucêmicas humanas e em linhagens de B-linfomas transformadas pelo EBV -vírus Epstein-Barr (Sheng e cols, 1998).

O extrato aquoso parece interagir também com os receptores de estrogênio (Salazar & Jayme, 1998); A eficácia antioxidante do extrato foi demonstrada em um ensaio usando quimiluminescência induzida por terta-butilhidroperóxido em homogenatos de ligado de rato. Também houve prevenção de danos ao DNA mediados por radicais livres (Desmanchadeira e cols., 1997); Os extratos não demonstraram efeitos mutagênicos mas ao contrário, mostraram efeito protetor antimutagênico in vitro contra foto mutagênese induzida em Salmonella typhimurium (Rizzi e cols., 19993); A atividade antiviral da planta foi demonstrada: os glicosídeos ~ ácidos quinóvicos, têm eficácia contra o vírus de estomatite vesicular VSV mas não contra o rinovírus tipo 1 B - HRV 1 B em culturas de células HeLa (Aquino e cols, 1989).

Em testes in vitro eles mostraram-se eficazes contra ambos os vírus (Aquino e cols., 1989); A hirsutina tem efeito anti-hipertensivo por sua capacidade de reduzir os níveis de cálcio intracelular e atividade bloqueadora dos canais de cálcio em aorta de ratos (Horie e cols., 1992); Há evidências limitadas da prevenção a gravidez pela Unha-de-gato.

Ela tem sido usada com esta finalidade por anos pelas tribos peruanas, mas as doses da planta teriam que ser muito altas.

Um decoto de mais de 4Kg de raiz é reduzido a 1 única dose que tomada à época da menstruação garantiria a esterilidade por 3 a 4 anos! (Cabieses, 1994).

Foi demonstrada em laboratório atividade contraceptiva com o extrato, mas não foram estabelecidas as doses (Rizzi e cols., 1993); Em um estudo com cobaias, a rincofilina aumentou os níveis de serotonina no hipotálamo e córtex cerebrais e diminuiu os níveis de dopamina no córtex, amígdala e medula espinhal (Shi e cols., 1993); A hidrocorianantelna isolada de ramos e espinhos da Unha-de-gato mostrou que este alcaloide é um antagonista parcial dos receptores de serotonina (Kanatani e cols., 1985); A hirsutina tem efeito bloqueador ganglionar potente.

Também bloqueia a liberação de dopamina induzida por nicotina em células de feocromocitoma de cobaias. Ela equivale em potencia ao hexametonio (Nakazawa ecols., 1991); O extrato estimula a produção de interleucina-1 e 6, pelos macrófagos alveolares. Sabe-se que a IL-1 e IL-6 são as responsáveis pelo início em cascata dos mecanismos de defesa imunológica. (Lemaire e cols., 1999).

Alguns alcaloides oxindólicos isolados na Unha-de-gato - isopteropodina, pteropodina, isomitrafilina, isorinco-filina - aumentam marcadamente a fagocitose in vitro (Wagner e cols., 1985); Os alcaloides pentacíclicos oxindólicos induzem à liberação do fator regulador da proliferação linfocitária em células endoteliais humanas.

E os alcaloides tetracíclicos reduzem a atividade dos pentacíclicos de maneira dose dependente (Keplinger e cols., 1999; Wum e cols., 1985); Os extratos da casca do cipó também estimulam a produção de IL-1 e IL -6 - in vitro em macrófagos alveolares de cobaias de maneira dose dependente e potencializam a produção de IL-1 e IL-6 em macrófagos estimulados por lipopolissacarídeos (Lemairel e cols., 1999).

História | Origem | Plantio | Habitat

Conhecida na América do Norte como erva milagrosa da Floresta Tropical e Trepadeira-da-Vida peruana. A tribo indígena Asháninka da região central do Peru possui a história mais antiga registrada com relação ao uso da planta. Elas também são a maior fonte de Unha de Gato do Peru atualmente.

Ambas espécies de Uncaria sul americanas são utilizadas pelos índios da Floresta Amazônica de maneiras muito semelhantes além da longa história de uso.

A Unha de Gato (U. tomentosa) tem sido utilizada medicinalmente pelas tribos dos Aguaruna, Asháninka, Cashibo, Conibo e Shipibo do Peru por pelo menos 2000 anos.

Comentários

Adicionar comentário

Responda a uma avaliação

PARA EFEITOS LEGAIS

Brasil Holístico | BRAH não assume responsabilidade por decisões tomadas pelo leitor sem a consulta prévia de um médico ou profissional adequado. O uso apropriado de todas as informações aqui contidas é de inteira responsabilidade do leitor, que é encorajado a utilizar o seu bom senso.

Não defendemos o uso de qualquer forma específica de cuidado com a saúde, mas acreditamos que os fatos, figuras e conhecimento aqui apresentados devem estar disponíveis para qualquer pessoa interessada em melhorar seu estado de saúde. Apesar dos pesquisadores terem procurado relatar e assegurar a precisão e integralidade das informações, não assumimos responsabilidade por quaisquer possíveis erros, equívocos, omissões ou inconsistências.

O leitor deve usar o próprio julgamento, consultar um especialista em medicina holística e/ou seus médicos em caso de tratamentos específicos para problemas individuais.

—Brasil Holístico

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar