Oxicoco (Vaccinium macrocarpon)
Também conhecida como Uva do Monte ou Mirtilo Vermelho, sua fruta é muito utilizada da culinária da América do Norte.
Arbusto perene da família das Ericaceae, cujo seus frutos são bagas vermelhas, mundialmente ele é conhecido como cranberry ou arando. A forma mais comum de consumo dessa planta é através do suco de seu fruto e na confecção de doces.
O oxicoco, um remédio caseiro bem conhecido, toma-se para problemas do sistema urinário, como a cistite e a uretrite. De sabor ácido e rico em vitamina C, tem fortes propriedades desinfectantes no âmbito dos aparelhos urinário e gastrointestinal.
Partes utilizadas
Frutos.
Indicações
Indicações: Aumento da acidez da urina, prevenção de cálculos renais, reduzir quantidade de cálcio na urina, problemas respiratórios, escorbuto, febres.
Rico em antioxidantes, pode prevenir infecções bacterianas da bexiga e uretra, diminui significativamente a formação de placa e cáries nos dentes.
Estudos dizem que os taninos contidos na planta impedem que a E.coli provoque uma infecção.
Essas proantocianidinas têm efeitos múltiplos sobre a bactéria: alteram sua forma e suas membranas celulares e interferem em sua comunicação intracelular.
Problemas da próstata : A sua ação tonificante e antisséptica no sistema urinário torna-o útil em problemas da próstata. Tomar regularmente o sumo ou o extracto pode ajudar a aliviar a frequência e outros sintomas associados à hipertrofia da próstata. O uso de médio a longo prazo pode ajudar noutros problemas da próstata, como a prostatite crônica.
Cistite e uretrite : O arando tem constituintes que impedem as bactérias de se agarrarem às paredes dos canais urinários e dos intestinos, facilitando a sua expulsão. Tomado, de preferência, cm sumo não adoçado concentrado, o arando pode ser misturado com outros sumos de fruta (por exemplo, de maçã). Evite sumos com muito açúcar, porque o açúcar enfraquece o sistema imunitário. As investigações sugerem que se podem tomar grandes quantidades de sumo para infecções agudas — até % litro por dia durante alguns dias, juntamente com muita água. Em uso prolongado, tome menos de metade dessa quantidade.
Propriedades medicinais
Antibacteriana, antibiótica, antiescorbútica, febrífuga, peitoral.
Princípios ativos
Ácido acético, ácido ascórbico, ácido cáprico, ácido cítrico, ácido málico, ácido valeriânico, arbutina, astragalina, beta-sitosterol, cálcio, epicatequina, escopoletina, esculetina, ferro, magnésio, pectina, potássio, selênio, tanino, zinco.
Contraindicações | Cuidados
Gestantes, nutrizes e crianças usar com supervisão médica. Há raros casos de diarreia e alergias, que desaparecem com a suspensão do uso.
História | Origem | Plantio | Habitat
Origem : América do Norte.
Família
-
Ericaceae